quinta, 25 de abril de 2024
Ação obrigatória

Ipem realiza verificação anual de taxímetro em São Carlos

21 Out 2019 - 08h22Por Redação
Ipem realiza verificação anual de taxímetro em São Carlos - Crédito: Arquivo/SCA Crédito: Arquivo/SCA

Todos os taxistas de São Carlos deverão passar nesta segunda-feira, 21, a partir das 9h, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o ponto de partida da ação será na Avenida Otto Werner Rosel, Jardim Ipanema.

O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.

Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

- Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);

- Certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2018;

- GRU quitada;

Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas credenciadas pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3368-1406 ou pessoalmente na sede da regional do Ipem-SP em São Carlos, localizada à Rua Raimundo Corrêa, 1.229 - Vila Marcelino.

Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2020”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2019", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Leia Também

Últimas Notícias