quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Inscrições para o Pasusp vão até o dia 24

22 Ago 2011 - 11h12

Terminam à meia noite da próxima quarta-feira, dia 24 de agosto, as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp). Neste ano, os alunos que cursaram o ensino fundamental e médio em escolas públicas podem obter até 15% de bônus na nota do Vestibular. As inscrições devem ser feitas no site da FUVEST.

O coordenador do programa, Mauro Bertotti, faz um alerta para a necessidade de confirmação da inscrição, com o envio à USP do atestado da escola pública de origem do candidato avalizado por um dirigente. O candidato deve acessar o site da FUVEST, cadastrar-se e verificar o passo a passo para a entrega do documento à USP. Serão considerados inscritos no PASUSP os alunos que enviarem o atestado até a data-limite de 26 de agosto para a postagem nos Correios.

Uma mudança importante do Pasusp neste ano é que os estudantes receberão os bônus ao prestarem a prova da primeira fase da Fuvest e não precisarão fazer outra prova especificamente do Pasusp, como ocorria até o ano passado.

Bertotti destaca também que a inscrição no Pasusp não garante a inscrição no Vestibular da FUVEST, que deve ser feita a partir do dia 26 de agosto, no site da Fundação. Uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação garantirá aos alunos participantes do Pasusp a isenção na taxa de inscrição do Vestibular da FUVEST, que é de R$ 120.  

Bonificação

Uma das principais mudanças do Pasusp é que, além do aumento dos bônus, o sistema foi estendido aos alunos do 2º ano do ensino médio. Do total dos 15% de bônus, até 5% são para os alunos do 2º ano do ensino médio, que acumularão esse bônus para o ano seguinte, e até 10% para os do 3º ano.

Para os alunos do 2º ano, apenas se inscrevendo no Vestibular e fazendo a prova, estes receberão 2% de bônus. Se alcançarem 40 dos 90 pontos possíveis na prova, recebem os 5% de bônus integralmente e carregam esses bônus para o ano seguinte, quando prestarem o vestibular. Quando esse aluno estiver no 3º ano, o teto da bonificação é de 10%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase.

Como o novo sistema será implantado este ano, somente para este vestibular, na prova da primeira fase, os estudantes do 3º ano poderão obter até 15% de bonificação. Essa bonificação será concedida de acordo com o número de questões acertadas, com o mínimo de 22 pontos  (nota mínima para passar para a segunda fase) e o máximo de 60 pontos para obter os 15% integralmente.

Para quem já terminou o ensino médio ou para quem ainda está no ensino médio, mas não fez o ensino fundamental integralmente em escola pública, ou seja, não fará parte do Pasusp, a bonificação no vestibular poderá ser de até 8% - a partir de 22 pontos obtidos, esses estudantes receberão 4%, podendo atingir 8% se fizeram 60 pontos na primeira fase da Fuvest.

Leia Também

Últimas Notícias