quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Inscrições para curso de Promotoras Legais iniciam nesta segunda-feira

16 Jul 2010 - 09h19Por Redação São Carlos Agora

Estimular e criar condições para que para as mulheres conheçam seus direitos, leis e mecanismos jurídicos. Este é a proposta principal do 1º Curso de Promotoras Legais, promovido pela Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Na próxima segunda-feira (19) estarão abertas as inscrições, que serão totalmente gratuitas, para todas as mulheres (independente do grau de escolaridade, faixa etária e profissão) que desejam se tornar capazes de tomar iniciativas e decisões nos assuntos relacionados à justiça e à defesa dos direitos humanos.

Este curso será composto por 28 encontros de quatro horas de duração, sobre diferentes temas, que serão realizados entre os meses de agosto deste ano a março de 2011.
Para participar, basta comparecer ao Centro de Referência da Mulher instalado na rua 13 de Maio nº1732 (Centro) ou no Centro de Referência de Assistência Social mais próximo até o dia 4 de agosto.

O evento terá início no dia 4 de agosto, às 8h30, no Auditório Bento Prado Junior, no Paço Municipal e contará com a participação da palestrante Maria Amélia Teles, uma feminista histórica, que faz parte da Coordenação Estadual de Promotoras Legais Populares e da União de Mulheres de São Paulo.

O projeto – O projeto Promotoras Legais Populares é fruto de um esforço conjunto do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP), da União de Mulheres de São Paulo e do Movimento do Ministério Público Democrático, para desenvolver a cidadania e a igualdade de direitos.

O acesso à cidadania e suas consequências práticas exigem a incorporação de novos conceitos de igualdade e respeito onde as mulheres tenham tanta importância quanto os homens no seu valor humano, social, político e econômico.

O nome, Promotoras Legais Populares, é usado em diferentes países e significa mulheres que trabalham a favor dos segmentos populares com legitimidade e justiça no combate diário à discriminação. São aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do Direito na vida do dia a dia das mulheres.

Leia Também

Últimas Notícias