quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Inscrições abertas para processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Educação

20 Set 2012 - 13h49

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o processo seletivo 2013 do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. São 84 vagas disponíveis para Mestrado e 61 para Doutorado e o início das aulas está previsto para março de 2013.

O processo seletivo para o mestrado é formado por quatro fases: Análise do Projeto de Pesquisa, Prova escrita, Arguição do Projeto de Pesquisa e Análise de Currículo Lattes e Exame de Proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol). Já, quanto ao processo seletivo para doutorado, são três fases: Análise do Projeto de Pesquisa, Arguição do Projeto de Pesquisa e Análise de Currículo Lattes e Exame de Proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhar, via Sedex, para Rodovia Washington Luiz, Km 235 - Caixa Postal 676; CEP 13.565-905, São Carlos, São Paulo. No envelope deve conter também uma cópia do RG e do CPF, uma via do Currículo Lattes, uma foto 3x4 recente, três cópias do projeto de pesquisa e cópia autenticada do diploma e do histórico escolar de graduação. Os candidatos ao doutorado também devem encaminhar cópia autenticada do diploma de mestrado e do histórico escolar da pós-graduação.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 110 e o depósito bancário deve ser feito no Banco do Brasil, agência 1888-0, Conta FAI: 5996-X, com o código identificador 16625-1. O comprovante também deve ser encaminhado com o restante da documentação para a inscrição.

Candidatos que, comprovadamente, estejam integrados num grupo familiar no qual a renda por pessoa não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio (R$ 933), e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública, ou em escola particular, desde que tenha obtido concessão de bolsa integral, podem pedir a isenção da taxa de inscrição até o dia 20 de setembro. O pedido de isenção (ver edital) e todos os documentos comprobatórios, também devem ser enviados via sedex para o PPGE.

O PPGE trabalha com sete linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática; Educação Escolar: Teorias e Práticas; Educação, Cultura e Subjetividade; Estado Política e Formação Humana; Formação de Professores e outros agentes educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem; História, Filosofia e Sociologia da Educação; e Práticas Sociais e Processos Educativos.

?As datas de cada etapa do processo seletivo, detalhes de cada linha de pesquisa e seus orientadores, a formatação dos projetos de pesquisa, além de outras informações, estão disponíveis no edital para mestrado e no edital para doutorado. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8356 ou no site www.ppge.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias