sexta, 19 de abril de 2024
Estude na USP em São Carlos

Inscreva-se na pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional

13 Mai 2019 - 09h59Por Denise Casatti
Inscreva-se na pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional - Crédito: Nilton Junior/ArtyPhotos Crédito: Nilton Junior/ArtyPhotos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o ingresso no programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional. No mestrado (icmc.usp.br/e/3c39b), as inscrições podem ser realizadas até dia 24 de maio, já no doutorado (icmc.usp.br/e/f8a07) e no doutorado direto (icmc.usp.br/e/ad547) as inscrições acontecem em fluxo contínuo durante todo o ano.

“São Carlos é uma cidade de médio porte, acolhedora e que oferece um curso de pós-graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional que é classificado com a melhor nota da CAPES, nota 7. Isso permite termos o melhor dos mundo na USP em São Carlos, agregando qualidade de vida e qualidade em ensino e formação de recursos humanos”, destaca a coordenadora do Programa, professora Kalinka Castelo Branco. Ela explica que muitos estudantes, inclusive estrangeiros, optam por estudar em São Carlos porque o custo de vida é menor, se comparado ao das grandes cidades brasileiras. Além disso, existe a possibilidade de morar perto da Universidade.

Na seleção para o mestrado, podem participar candidatos que completaram cursos de graduação e irão realizar a colação de grau até a data de matrícula. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o seguinte endereço https://vagas.icmc.usp.br/src.

No mestrado, são oferecidas 63 vagas disponibilizadas de acordo com as linhas de pesquisa do programa, nas quais o futuro aluno irá desenvolver sua dissertação de mestrado. Confira, a seguir, essas linhas de pesquisa e o respectivo número de vagas oferecido em cada uma.

Linhas de pesquisa em ciências de computação

Computação aplicada à educação: 2 vagas

Computação gráfica, imagens e visualização: 4 vagas

Engenharia de software e sistemas de informação: 6 vagas

Inteligência artificial: 5 vagas

Inteligência artificial – Processamento de linguagem natural: 1 vaga

Recuperação de informações, descoberta de conhecimento, e engenharia de bancos de dados: 9 vagas

Redes inteligentes: 2 vagas

Sistemas distribuídos e programação concorrente: 5 vagas

Sistemas embarcados e evolutivos: 2 vagas

Sistemas web e multimídia interativos: 12 vagas

Linhas de pesquisa em matemática computacional

Mecânica dos fluidos computacional: 5 vagas

Otimização – Modelos e métodos para programação linear inteira: 2 vagas

Otimização em problemas inversos: 3 vagas

Otimização em sistemas dinâmicos: 2 vagas

Processamento visual e geométrico: 1 vaga

Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: 2 vagas

Leia Também

Últimas Notícias