quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Inovação está no centro do debate de evento do Ciesp São Carlos

28 Nov 2012 - 16h18
0 - 0 -

Palestra mostra números da indústria, nos quais as empresas inovadoras de produto são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial do País

Caminhos para inovação em uma empresa no Brasil será abordado na reunião da regional de São Carlos do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) que traz amanhã, quinta-feira (29), a partir das 19 horas, na sede da instituição. O sócio fundador da Ourofino Agronegócio, Dolivar Coraucci Neto e o diretor da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos vão mostrar ao empresariado as experiências na implantação de projetos inovadores nas empresas dentro do workshop "As soluções em inovação como caminho para a competitividade da indústria".

Na avaliação do diretor regional, Ubiraci Moreno Pires Corrêa, a proposta das palestras e suscitar no empresariado o investimento em inovação. "O empresário que não trilhar o caminho da pesquisa para inovar sua linha de produção corre o risco de perder oportunidades que são cruciais para a manutenção do negócio".

Para Raimundo Ramos, um dos pontos que serão abordados, refere-se a uma indagação: "Por que somos tão improdutivos?". Durante a palestra será apresentado dados referente a educação no Brasil para se fazer uma relação da educação com a produtividade. "A importância de termos nossos fornecedores preparados para atender as demandas da indústria  e como podemos nos comparar com outros países", relatou.

No comando da mesa redonda, que acontecerá após as duas palestras dos empresários, estará o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, de Ribeirão Preto, Sérgio Takahashi. Além de mediar o debate, ele irá comentar como funciona o MBA (Master in Business Administration - que em português se traduz para Mestre em Administração de Negócios) de inovação dentro da universidade.

Takahashi adianta que existe um resultado de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que demonstra a relação entre aumento de competitividade e adoção da inovação. As empresas que inovam têm 16% a mais de chances para exportar, pagam maiores salários (23% a mais).  Na indústria, as empresas inovadoras de produto (apenas 3,2% das empresas industriais nacionais) são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial e 13,2% do empregado gerado. "Entretanto, não podemos confundir inovação somente com a adoção de tecnologias de ponta. Primeiro temos que pensar no negócio e na inovação de novos modelos de negócio", afirmou.

Primeiro passo

Para o diretor adjunto de tecnologia do Ciesp, Antônio Valério Netto, um dos antigos desafios da regional de São Carlos é montar na cidade um curso de curta duração de formação de agentes coordenadores de inovação para as empresas associadas. "Essa proposta está sendo iniciada com este workshop. É um primeiro passo até concluirmos um projeto de maior vulto reunindo parte do empresariado da regional", explicou.

A ideia é apresentar ao empresário da pequena e média empresa o processo de inovação e como ele pode captar as linhas de financiamento do governo, como criar uma rede de colaboradores no desenvolvimento dos projetos, além de mostrar como o Supply Chain & Logística funciona para deixar o projeto mais enxuto economicamente.

"É importante que o empresário compreenda inovação dentro da própria empresa. O workshop vem com a intenção de iniciar a formação desse profissional dentro das indústrias", ressaltou Valério.

O workshop Soluções em Inovação passa a ser o primeiro passo na tentativa de montar turmas de MBA em Inovação dentro do Ciesp para facilitar o acesso do empresariado local para que não tenha que se deslocar até Ribeirão Preto. "Inicia-se assim um projeto de qualificação e inclusão de mão de obra especializada em inovação nas empresas da regional do Ciesp", disse Valério.

Mesmo direcionado aos associados do Ciesp, o evento é aberto ao público, contudo as vagas são limitadas. Necessita de inscrição prévia junto à regional da entidade.

Serviço

Ciesp São Carlos - Rua Cel. Augusto de Oliveira Salles, 1515 - Vila Isabel - (16) 3368 1037 - Email: joserobertociesp@terra.com.br

Leia Também

Últimas Notícias