quinta, 28 de março de 2024
Em São Carlos

Inovação e Tecnologia são temas durante o Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional da AEASC

10 Jun 2019 - 09h07Por Redação
Inovação e Tecnologia são temas durante o Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional da AEASC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No próximo dia 10 de junho terá início a 11ª edição do Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional da AEASC. O evento que é um dos principais promovidos anualmente pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), que este ano terá como tema “Inovação e tecnologia na engenharia, arquitetura e agronomia" e será realizado nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 no auditório da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC). Na edição 2019 do Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional da AEASC as palestras serão realizadas em 3 semanas às segundas e terças-feiras. 

“O objetivo deste evento é promover a atualização dos profissionais através de palestras e apresentações de casos com temas relevantes não só para a categoria representada pela entidade, mas também para a sociedade. Nossa proposta é trazer um tema que tenha grande importância para a atuação profissional dos nossos colegas e este ano teremos renomados palestrantes que atuam na área de inovação e tecnologia”, explicou Douglas Barreto, presidente da AEASC.

A proposta do tema escolhido é a de fomentar o desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras Nacionais, por meio de iniciativas que visem à aproximação entre empresas, profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e tecnologia e profissionais de tecnologias. A tecnologia constantemente contribui com soluções importantes que modificam os processos nos mais diversos setores da economia.

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A tecnologia acolhe um conjunto de ferramentas e recursos aplicados de modo integrado para cumprir um objetivo em comum. Isso envolve componentes de software e hardware que funcionam para facilitar a comunicação e processos no âmbito virtual.

Com o advento da internet a partir dos anos 90, as tecnologias se expandiram exponencialmente, uma vez que o potencial de integração evoluiu de modo antes inimaginável. O resultado foi a criação de uma série de sistemas e plataformas que elevou a produtividade em diversos campos, inclusive na agricultura

Esse fenômeno vai além da simples mecanização do campo. As operações e decisões passam a ser orientadas com base em dados retirados do clima, da terra, da lavoura etc.

Além disso, os diversos dispositivos conectados e integrados permitem a automação dos processos. Isso está intimamente relacionado ao conceito de IoT (Internet of Things). Com isso, equipamentos e profissionais trabalham de modo conectado e otimizado.

Programação sujeita a alterações

Dia 10

19h30 – Prof. Dr. Fernando J. G.  Landgraf - Escola Politécnica da USP

21h – Prof. Dr. José Galizia Tundisi - Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Carlos

Dia 11

19h30 – Prof. Eduardo Vieira de Brito - Agência USP

21h – Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca - Agência UFSCar

Dia 17

19h30 – Eng. Sergio Fernando Domingues - Construtora Tarjab

Dia 18

19h30 – Eng. Dra. Ana Rocha Melhado- FAAP

Dia 24

19h30 – Prof. Dr. Daniel Varella - Projeto EESC - UFSCar

Dia 25

19h30 – Eng. Dr. João Mendonça Naime - Embrapa

Leia Também

Últimas Notícias