quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Iniciativa de estudantes apoia crianças atendidas na Unidade Saúde-Escola da UFSCar

06 Mar 2018 - 14h24Por Redação
Foto: Gisele Bicaletto-CCS/UFSCar - Foto: Gisele Bicaletto-CCS/UFSCar -

Um varal de amor. Esse é o nome do projeto realizado por seis alunas do curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atende cerca de 40 crianças nas instalações da Unidade Saúde-Escola (USE) da Instituição.

A USE tradicionalmente já realiza campanhas do agasalho para ajudar os pacientes da Unidade. No entanto, de acordo com Natalia Cardoso, uma das idealizadoras do "Um varal de amor", o objetivo inicial do projeto foi apoiar, em particular, duas famílias de crianças que estavam sendo atendidas pelo curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce e que apresentaram condição de total vulnerabilidade. "Tudo começou quando estávamos discutindo os casos de nossos pacientes e identificamos duas famílias mais vulneráveis. Todas as medidas perante à assistente social já estavam sendo tomadas, mas nós queríamos ajudar mais. E tivemos a ideia de pedir doações", conta Cardoso.

Como parte das alunas são de outras cidades, as doações vieram de várias regiões, como Mato Grosso do Sul (MS), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), além de São Carlos (SP). "Não consigo dizer ao certo quanto foi arrecadado, mas conseguimos muitos itens", comemora a estudante. Entre os donativos estavam roupas e calçados para bebês e para crianças de até oito anos de idade, cobertas, toalhas, meias e roupas íntimas, fraldas de tecido etc.

Todas as peças foram lavadas e passadas pelas alunas e ficaram expostas em uma espécie de varal para que as famílias escolhessem o que precisavam. "Montamos um varal, como se fosse uma lojinha, para que os pais pudessem ficar à vontade para pegar as peças tanto para os filhos atendidos por nós como para os demais", relata a aluna, que complementa: "A princípio, queríamos atender somente nossos pacientes e seus irmãozinhos, mas o volume de doações foi tamanho que estendemos para todas as famílias de crianças atendidas na USE, além de funcionárias da Unidade. Conseguimos fazer enxoval para duas mães grávidas e separamos artigos para crianças que estavam internadas", relata Cardoso.

Além disso, a ideia foi estimular uma corrente de solidariedade. "Estimulamos todos os pais a retirarem peças do varal, mas também a deixar algo que já não estivessem mais usando", conta Natalia Cardoso. Para Juliana Rosalina da Silva, mãe da bebê Lara, de sete meses, o projeto "Um varal de amor" foi muito valioso. "A importância dessa ação para mim está relacionada ao ato de amor ao próximo. A ideia do projeto é legal, pois os pais podem pegar, sem nenhum receio, tudo aquilo que estão precisando e também podem deixar algo para outras crianças", diz a mãe.

Natalia Cardoso afirma que a turma atual do curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce encerrará suas atividades em breve, mas que todas as doações arrecadadas no projeto já estão disponibilizadas na USE para que as famílias continuem com a ideia de recolher e deixar doações. "Nossa expectativa é que as próximas turmas deem continuidade ao 'varal' e que ele se torne realmente um ciclo de solidariedade e amor", finaliza.

Leia Também

Últimas Notícias