sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Incra e sem-terra chegam a acordo sobre desocupação de área da Prefeitura

09 Jun 2010 - 18h11Por Redação São Carlos Agora

Na manhã de quarta-feira (9), a Prefeitura de São Carlos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e representantes do movimento dos sem-terra se reuniram no Paço Municipal para discutir a situação dos trabalhadores que ocuparam uma área do Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (Cetaf) e uma área de reserva natural, próxima à fábrica de Volkswagen, ambas da Prefeitura.

O secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato, ressaltou que o assentamento das famílias é de responsabilidade dos governos estadual e federal, mas, por solicitação do movimento dos sem-terra, a Prefeitura intermediou a reunião entre eles e o Incra.

“Há um reconhecimento por parte do Incra e dos sem-terra de que a Prefeitura é parceira da agricultura familiar, como na compra de produtos para a merenda das escolas públicas da cidade, que envolve, além dos pequenos agricultores, produtores de assentamentos.
Por isso, nosso envolvimento em atingir um acordo pacífico nesta questão”, disse Donato.
Ele falou ainda que o Cetaf não está abandonado e que o local abriga aos finais de semana cursos de capacitação para produtores da agricultura familiar, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O Incra se colocou disposto a procurar áreas em São Carlos passíveis de aquisição para que se possa fazer um novo assentamento. O movimento se dispôs a desocupar o Cetaf, o que já foi feito, e em uma semana sairão da outra área da Prefeitura.

“O Incra tem buscado áreas na região permanentemente. De imediato não há área disponível para assentamento em São Carlos, mas com o apoio da Prefeitura vamos buscar um local”, disse Edmur de Souza, representante da superintendência do Incra, regional São Paulo.

Ainda no acordo, estão previstos encontros periódicos entre o movimento dos sem-terra e o Incra, com participação da Prefeitura.

Leia Também

Últimas Notícias