quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Inaugurado novo centro de inovação de São Carlos

02 Fev 2018 - 21h00
0 - 0 -

O vice-prefeito e secretário de Habitação e Desenvolvimento Sustentável, Giuliano Cardinali, o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto e o diretor de Turismo, Daniel Moreira, participaram na noite da última quinta-feira (2), da inauguração do novo centro de inovação localizado na antiga indústria de tecidos, um espaço com 21 mil metros quadrados no centro da cidade. O ONOVOLAB, além de oferecer um ambiente de trabalho ou coworking, é uma plataforma para o desenvolvimento de projetos inovadores. Para isso o ONOVOLAB desenvolveu uma metodologia própria de inovação, agenda de eventos exclusivos e uma plataforma digital. O propósito do projeto é apoiar pessoas, empresas e o Brasil a desenvolver projetos inovadores e a co-criar o futuro.

"Um dos principais atrativos do projeto é o conceito de Shopping Center de Inovação, onde um mix de grandes empresas, startups, universitários, pesquisadores, jovens e crianças criam a atmosfera ideal para a inovação", explica Leandro Palmieri, co-fundador do ONOVOLAB.

 O projeto pretende destacar internacionalmente o chamado Sanca Hub, ecossistema de empreendedorismo da cidade de São Carlos. Para isso, o ONOVOLAB pretende estimular eventos e discussões sobre o papel do Brasil no contexto tecnológico global: "Tudo que vimos até hoje por conta do surgimento da internet representa apenas o embrião de tudo que está por vir. Temos uma revolução anunciada pela frente, com investimentos de centenas de bilhões de dólares em inteligência artificial, satélites de conectividade, robótica, chips, realidade virtual e em muitas outras áreas inovadoras. O Brasil pode ter um papel relevante nesse novo contexto, desde que comece a se preparar para isso imediatamente. O papel do ONOVOLAB é disseminar um otimismo radical a respeito do que está por vir e preparar pessoas, empresas e instituições públicas para esse futuro", garante Anderson Criativo, co-fundador e CEO do ONOVOLAB.

Para Giuliano Cardinali é um privilégio receber um projeto que vai destacar a vocação universitária da cidade. "São Carlos é uma capital intelectual e a base do ONOVOLAB é a promoção de talentos da cidade. A ideia é que as empresas de tecnologia não retirem os talentos daqui, mas que venham até eles. Com isso vamos atrair grandes grupos e gerar mais vagas no mercado de trabalho", observa o vice-prefeito.

O vice-prefeito ressaltou, ainda, o lado social do projeto. "Eles oferecerão, gratuitamente, aulas de robótica para crianças de escolas públicas e também vão oferecer uma programação cultural".

O centro de inovação inicia suas atividades com o apoio de 15 gigantes como Amazon AWS, Cartão Elo, Roche e Algar, mantenedores locais como a Imobiliária Cardinali e a Rossignolo Têxtil, além de startups de destaque como Calamar, Itera, Mobly, Grumpy Panda e DNA Consult, entre outras. O espaço também conta com startups como Grokmaker e Valentina Programa.

O projeto de São Carlos foi inspirado no Centro de Inovação da França, construído em uma área de 35 mil metros quadrados na cidade de Paris.

 

Leia Também

Últimas Notícias