quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Inadimplência do consumidor recua em São Carlos

06 Fev 2018 - 16h04Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Estudos realizados em parceria da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) com a Boa Vista SCPC apontam que a inadimplência do consumidor em São Carlos recuou 1,0% em dezembro de 2017 na comparação com o mês anterior. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador apresentou aumento de 4,9%.

Apesar do recuo na inadimplência no mês de dezembro demonstrar que menos consumidores deixaram de honrar suas dívidas, o indicador aumentou em relação ao mesmo mês do ano passado. "A economia local demonstrou recuperação durante o ano de 2017, aumentando o consumo na cidade. E conforme mais pessoas consomem, maior é o número de inadimplência, uma vez que parte dos consumidores tende a gastar mais do que o seu orçamento permite", disse o presidente da Acisc, José Fernando Domingues.

Para levantamento desses dados, a Boa Vista utiliza o indicador de registro de inadimplência, que é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas, e o indicador de recuperação de crédito, elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.

DÍVIDA ZERO - CAMPANHA DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Segundo a Acisc, o recuo na inadimplência em São Carlos também é uma resposta à campanha de renegociação de dívida "Dívida Zero", realizada pela Associação no final de 2017. "Além disso, disponibilizamos aos consumidores a consulta gratuita de CPF em dois terminais de autoatendimento na Acisc, e o Consumidor Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado", explicou o presidente da Acisc.

BOA VISTA SCPC - DIVERSOS SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS DA ACISC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores.

Leia Também

Últimas Notícias