sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

III Encontro para Construção do Sistema Municipal de Museus e Memória realiza mesa redonda nesta sexta-feira

23 Ago 2012 - 16h02
0 - 0 -

Dentro da Semana Casa do Pinhal, a Comissão Organizadora do Sistema Municipal de Cultura está realizando o III Encontro para construção do Sistema Municipal de Museus e Memória.

A programação começou na última terça-feira (21), no auditório do CDCC-USP, quando foi ministrada a palestra "A experiência do Sistema Municipal de Museus de Ouro Preto" com o professor Gilson Antonio Nunes da Universidade Estadual de Ouro Preto, o qual apresentou a experiência de um dos primeiros municípios no Brasil a criar tal sistema.

Já nesta sexta-feira (24), das 10h às 12h, no Museu da Ciência "Mário Tolentino" será realizada a mesa redonda com tema "A experiência do Sistema Estadual de Museus" com Luiz Fernando Mizukami e Renata Vieira da Motta, representantes do SISEM-SP. Já a partir das 14h30 será realizado o I Encontro da Região Administrativa Central do Sistema Estadual de Museus - SISEM-SP - Gestão 2012-2014, específico para dirigentes e gestores culturais.

A Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC - SISEM/SP) vem atuando desde 2011 com novas estruturas, diretrizes e estratégias de ações junto aos museus da capital, do litoral e do interior do Estado de São Paulo.

As ações do ano de 2012, como visitas técnicas, eventos de formação e exposições foram pautadas e estrategicamente disseminadas pelos dirigentes e gestores culturais em reuniões regionais coordenadas pelos representantes regionais e através das solicitações encaminhadas aos mesmos e este III Encontro servirá para organizar e propor a participação de forma clara dessas estratégias de ações do SISEM/SP para a região central.

A Comissão Organizadora do Sistema Municipal de Cultura já realizou dois encontros sobre a construção do Sistema Municipal de Museus e Memória, o primeiro foi em maio dentro da programação da 10ª Semana Nacional de Museus, com a participação das instituições públicas e privadas com o objetivo de mapeamento no município de acervos museológicos e que estejam interessadas na construção do Sistema Municipal de Cultura. O segundo encontro foi realizado em julho e teve como objetivo a apresentação de legislações já constituídas em alguns municípios brasileiros para que fosse possível a construção da que melhor se adapte à realidade de São Carlos.

O Sistema Municipal de Museus e Memória estará vinculado ao Sistema Municipal de Cultura e terá dentre os seus objetivos a articulação entre os museus existentes no município, a disseminação de padrões e procedimentos técnicos, o desenvolvimento de programas de melhoria e atualização de recursos humanos, a implantação de programas educativos e atividades culturais e o fomento e assessoria a projetos museológicos em desenvolvimento.

Leia Também

Últimas Notícias