quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Igreja Santo Antônio passa pela primeira fase de restauro

24 Jul 2010 - 09h47Por Redação São Carlos Agora

A Igreja Santo Antônio de Pádua vai aos poucos resgatando as pinturas originais produzidas pelo artista austríaco Karl Hartwig Unterberger entre 1961 e 1963. Uma equipe de restauradores conclui nesta semana a primeira fase dos trabalhos na igreja.

Raul Carvalho, restaurador e dono do ateliê contratado pela paróquia, explica que os trabalhos começaram há dois meses. “As pinturas sofreram bastante com o tempo”, diz. A equipe com quatro restauradores trabalhou, entre outras pinturas, no desenho O Sacrifício de Abraão, em uma das capelas laterais.

“Essa é uma iniciativa do padre Márcio para recuperar o aspecto original da igreja. Não é apenas uma reforma pura, mas a recuperação a partir de documentos que conseguimos resgatar”, explica o restaurador. “A ideia é dar uma leitura mais próxima do original”, conclui Carvalho.

O ateliê responsável pela obra também fez o restauro das imagens em madeira policromadas de Santo Antonio de Pádua, da Virgem Imaculada e de São José. Elas apresentavam rachaduras e algumas perdas na camada de pintura externa.

A Igreja Santo Antônio de Pádua tornou-se o primeiro patrimônio histórico-cultural do município por meio do seu tombamento, aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de São Carlos (COMDEPHAA/SC), cujo anúncio foi feito em junho de 2009 pelo prefeito Oswaldo Barba.

A paróquia foi construída em 1943. Antes desta data, as missas e orações aconteciam em um salão localizado no cruzamento da Rua Larga com a Travessa Quatro, onde atualmente funciona a creche Aracy Pereira Lopes.

Leia Também

Últimas Notícias