quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Ignácio de Loyola Brandão é homenageado em São Carlos

Auditório doCeFPE recebeu o nome do imortal da Academia Brasileira de Letras

08 Nov 2019 - 19h00
Ignácio de Loyola Brandão é homenageado em São Carlos -

O escritor e jornalista brasileiro Ignácio de Loyola Brandão, eleito recentemente para a Academia Brasileira de Letras, autor de uma vasta produção literária, entre romances, contos e crônicas, foi recebido na manhã desta sexta-feira (8/11), pelo prefeito Airton Garcia, pelo secretário municipal de Educação, Nino Mengatti e por educadores da rede municipal de ensino de São Carlos no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE).

Na ocasião foi inaugurado o novo auditório do CeFPE denominado “Ignácio de Loyola Brandão”, uma homenagem ao escritor araraquarense, autor mais de quarenta livros publicados em vários idiomas.

O CeFPE é um equipamento público que tem como objetivo dar sustentação às ações de formação continuada dos profissionais que atuam na educação do município, ampliar suas competências e fomentar a discussão sobre a Educação, com vistas ao diálogo e à qualificação destes profissionais.

“Recebo essa homenagem com a esperança que esse centro forme muitos escritores. Eu me formei pelo sistema de ensino que na época parecia frágil, mas que me ensinou tudo: estudar, ler, fazer contas e a criar histórias. Faço sempre uma brincadeira que nunca queria ter o meu nome em um busto em praça pública em virtude dos pombos e nem em um viaduto porque todo mundo ou passa por baixo ou passa por cima, então fico feliz do meu nome fazer parte de um centro educacional, um local com função, que tem como objetivo melhorar a formação das pessoas. Foi com alegria e emoção que vi meu nome na porta desse auditório. Espero que daqui 100 anos alguém pergunte quem foi esse Ignácio”, disse o escritor Ignácio de Loyola Brandão agradecendo São Carlos pela homenagem.

Nino Mengatti, secretário de Educação, falou da importância da criação do CeFPE para os educadores de São Carlos. “Foi uma decisão acertada do prefeito Airton Garcia atender uma reivindicação antiga da rede. Nesses dois anos em funcionamento já passaram por aqui mais de 700 profissionais e foram oferecidos 73 cursos de formação continuada, curso de especialização lato sensu em parceria com a UFSCar, além de oficinas, paradas pedagógicas e jornadas educacionais. Vale ressaltar que aqui não são oferecidas formações somente para professores, mas para todos os servidores da rede como para merendeiras, agentes educacionais, auxiliares administrativos e equipe gestora das escolas. A presença de Ignácio de Loyola Brandão é uma homenagem aos nossos educadores, profissionais que fizeram São Carlos se tornar a terceira melhor cidade do país na área da educação”, ressaltou Mengatti.

“Desde o início da administração priorizei os investimentos em educação. Hoje, o município investe mais de 30% em educação e esses recursos foram indispensáveis para a implantação do Centro de Formação, das melhorias em infraestrutura e a construção das novas escolas. Por isso hoje agradeço nossos professores e ao escritor Ignácio de Loyola Brandão que tanto nos orgulham. O trabalho desenvolvido aqui reflete na sala de aula, na melhoria da qualidade da nossa educação”, avaliou o prefeito Airton Garcia.

Também participaram da inauguração os vereadores Roselei Françoso, Azuaite Martins de França e Daniel Lima, secretários municipais, o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Leandro Severo, a diretora pedagógica da SME, Cilmara Seneme Ruy, o diretor de Financeiro da SME, Celso Batista dos Santos, a supervisora do CeFPE, Gabriela Maria Fornaciari, além de diretores e supervisores das escolas municipais.

Leia Também

Últimas Notícias