quarta, 24 de abril de 2024
Educação

IFSP São Carlos oferece curso de Gestão de Resíduos Sólidos

O curso de extensão tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em órgãos públicos quanto em empresas

26 Abr 2021 - 12h29Por Redação
Para participar do curso oferecido pela IFSP é necessário que o candidato tenha 18 anos completos no ato da inscrição - Crédito: DivulgaçãoPara participar do curso oferecido pela IFSP é necessário que o candidato tenha 18 anos completos no ato da inscrição - Crédito: Divulgação

O IFSP campus São Carlos, está com inscrições abertas para o curso de Gestão de Resíduos Sólidos. O início das aulas está previsto para o dia 10 de maio e término para 30 de julho. O primeiro encontro será síncrono, com início às 10h pelo Microsoft Teams, e as demais atividades serão assíncronas pela plataforma Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para participar é necessário que o candidato tenha 18 anos completos no ato da inscrição.

Para maiores informações acesse https://scl.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/17-noticias/1094-gestao-de-residuos-solidos-conheca-o-novo-curso-de-extensao.html. As inscrições online acontecem até o dia 5 de maio.

O curso de extensão tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na gestão de resíduos sólidos, tanto em órgãos públicos quanto em empresas, colaborando com a sociedade na gestão ambiental, a fim de buscar soluções para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública, provocados pelo gerenciamento inadequado desses resíduos.

O profissional poderá desempenhar as funções relacionadas com a gestão dos diferentes tipos de resíduos sólidos: Domiciliares, de Construção Civil, de Serviços de Saúde, Eletroeletrônicos, Industriais, Radioativos, Agrossilvopastoris, entre outros. Serão abordados também os resíduos cemiteriais, espaciais e marinhos, bem como temas como Planos de Resíduos e geração de energia. O gestor de resíduos sólidos enfrentará os desafios relacionados ao tratamento e disposição final ambientalmente adequados dos resíduos sólidos, conforme normas técnicas e legislações vigentes.

O participante receberá informações sobre a classificação dos resíduos, segundo normas da ABNT e segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010); sobre a responsabilidade pelo gerenciamento de cada tipo de resíduo; bem como sobre estratégias para a gestão integrada desses resíduos (redução, reuso e reciclagem), de maneira a minimizar ou evitar a poluição e contaminação ambiental.

Dessa forma, o profissional poderá contribuir para a gestão municipal e empresarial. As aulas serão ministradas de forma remota, com atividades assíncronas pelo Moodle.

Leia Também

Últimas Notícias