Menu
quinta, 04 de março de 2021
Cidade

IFSP de São Carlos deve ser atingida por corte de verba

06 Set 2016 - 16h13Por Redação
0 - 0 -

Em nota oficial, assinada por sua Reitoria, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) informou que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) enviou sua proposta para a composição da Lei Orçamentária Anual/2017, e os números apresentados não atendem às expectativas e, sobretudo, às necessidades básicas para a manutenção do dia a dia dos campus e das unidades gestoras da rede federal de educação tecnológica e profissional.

De acordo com IFSP o impacto da redução está em torno de 20% levando em conta os números de 2016 e isso poderá representar corte nos investimentos e prejudicar os alunos. A unidade de São Carlos deve ser afetada.

A NOTA

Abaixo, a nota divulgada pelo IFSP sobre o corte de verbas do MEC:

"Senhores Servidores e Alunos:

"O MEC enviou sua proposta para a composição da Lei Orçamentária Anual/2017, e os números apresentados não atendem às expectativas e, sobretudo, às necessidades básicas para a manutenção do dia a dia dos campus e das unidades gestoras da rede federal de educação tecnológica e profissional.

Embora esteja sendo divulgado na grande mídia que a execução orçamentária não será inferior ao ano de 2016, os números expressos na matriz orçamentária contradizem as afirmações.

"No caso do IFSP, o impacto da redução está em torno de 20%, tomando como referência os valores orçamentários de 2016. Esses índices obrigam todos os nossos campus e a reitoria a implementarem uma diminuição nos gastos com os custos operacionais, medida que certamente comprometerá qualitativa e quantitativamente as ações cotidianas das nossas unidades, no que tange à vigilância, à limpeza, à conservação patrimonial e, principalmente, a auxílios e a bolsas, entre outras naturezas de despesas.

"Em relação a investimentos, como aquisição de equipamentos, novas construções, compra de livros e outros bens permanentes, o valor orçamentário proposto e destinado a esse fim foi projetado, para este ano de 2016, na ordem de R$ 33 milhões. Na proposta do MEC relativa a 2017, o valor é de aproximadamente R$ 3 milhões, ou seja, um número drasticamente menor, o que comprometerá principalmente as novas salas de aula, os laboratórios e seus equipamentos, os refeitórios, as quadras de esporte e os anfiteatros.

"Ante o exposto, a reitoria do IFSP vem nesta nota publicizar esta nova situação orçamentária e declarar que não economizará esforços para buscar alternativas, junto à classe política dos Municípios, da Assembleia Legislativa e, em especial, do Congresso, e para sensibilizar a comunidade acadêmica, os servidores, os alunos e toda a sociedade para se juntarem na defesa da Educação Profissional de qualidade, construída por meio das conquistas da sociedade brasileira.

"Reitoria do IFSP"

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias