quarta, 24 de abril de 2024
Educação

IFSC/USP São Carlos lança o "Vem Saber"; Inaugurada nova "Sala do Conhecimento"

Alunos do ensino médio interagem com os professores entre experimentos dos mais variados tipos

05 Ago 2022 - 07h40Por Redação
O objetivo central deste projeto é receber, em cada semestre, um contingente de aproximadamente cinco mil alunos - Crédito: DivulgaçãoO objetivo central deste projeto é receber, em cada semestre, um contingente de aproximadamente cinco mil alunos - Crédito: Divulgação

São quatro os projetos de pesquisa e extensão universitária que estarão disponíveis para alunos do ensino médio das escolas sediadas no Estado de São Paulo, integrados no projeto “Vem Saber”, um programa criado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, professor Antonio Carlos Hernandes, ex-vice-reitor da USP, e que foi lançado oficialmente no passado dia 3 de agosto. Localizado na Sala-10 do Centro de Apoio Didático (CAD), na Área-2 do Campus USP de São Carlos, um desses projetos diz respeito a um novo espaço físico que foi inaugurado nesse mesmo dia - “Sala do Conhecimento” -, onde os alunos interagem com os professores entre experimentos dos mais variados tipos. Somente em agosto esse espaço irá acolher 600 estudantes, estando inscritos para o segundo semestre 1.600 alunos de 32 escolas oriundas de dezoito cidades do Estado de São Paulo, atividades que sempre estarão sendo coordenadas pelo Prof. Herbert Alexandre João (IFSC/USP), que desde há largos anos tem trabalhado em projetos similares com alunos do ensino médio.

O objetivo central deste projeto é receber, em cada semestre, um contingente de aproximadamente cinco mil alunos do ensino médio oriundos das escolas de todo o Estado de São Paulo.“Este é o momento de podermos iniciar um movimento que leve as atividades que são desenvolvidas no Campus USP de São Carlos para além da região administrativa de nossa cidade, atraindo, dessa forma, os jovens alunos do ensino médio de todo o Estado”, sublinhou o Prof. Antonio Carlos Hernandes durante a sessão que marcou o início do projeto. Além desses alunos poderem ter a oportunidade de viverem um dia inteiro no ambiente universitário, eles poderão colher informações importantes sobre como entrar na USP, quais os cursos disponíveis no Campus USP de São Carlos e quais são os mais concorridos. “Integrada a este projeto “Vem Saber” tem também a criação da “Sala do Conhecimento”, um espaço bem descontraído e jovem onde os alunos poderão interagir com os professores na realização dos mais variados experimentos científicos, de forma descontraída, não só com o objetivo de reforçar tudo aquilo que aprendem na sala de aula, como também de os motivar para o estudo”, enfatiza o docente.

Já com as atividades a decorrerem na “Sala do Conhecimento”, com alunos do ensino médio de Baurú, a sessão de apresentação do projeto “Vem Saber” contou com a presença de vários docentes e pesquisadores convidados: Osvaldo Novais de Oliveira Junior, diretor do IFSC/USP; Elson Longo, diretor do Cepid Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF); Glaucius Oliva, docente e pesquisador do IFSC/USP, ex-presidente do CNPq e coordenador do CEPID Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), alocado no IFSC/USP; Luis Fernando Costa Alberto, Prefeito do Campus USP de São Carlos; Débora Gonzalez Costa Blanco, Diretora de Ensino da Região de São Carlos; José Roberto Garbin, Diretor da FATEC de São Carlos, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Arcádio Tato, representante do Santander Tecnologia e Inovação, Guilherme Sipahi, do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos; e Nelma Bossolan, diretora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, entre outros.

A união entre USP, UFSCar e Embrapas em prol de um futuro para os jovens estudantes

Para o diretor do (IFSC/USP), Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, todas as infraestruturas e recursos humanos estarão disponíveis para este projeto que é voltado para o bem estar da sociedade. “Todos nós temos uma fábrica de sonhos, sendo que todos eles estão voltados para a melhoria das condições de vida da nossa população, através da educação de nossos jovens. É muito significativo o surgimento deste projeto, já que ele significa uma missão altruísta e cuja única recompensa é a satisfação de se poder contribuir para o bem estar da sociedade. Esta é uma iniciativa que une todos os institutos da USP e departamentos da UFSCar e das várias unidades da EMBRAPA, em prol da educação pública da cidade, da região e do Estado, uma iniciativa transformadora e de abertura de portas para os jovens estudantes. Obrigado, Prof. Hernandes, pelo seu sacrifício em defesa da educação ao longo de mais de duas décadas na difusão da educação e do conhecimento para os jovens, um trabalho a que se tem dedicado incansavelmente”, pontua o docente.

O projeto “Vem Saber” é, na opinião de Luis Fernando Costa Alberto, a abertura de portas para as comunidades externas, sendo papel da USP levar o conhecimento aos jovens alunos do ensino médio, incentivando-os a avançar na vida através de cursos superiores. “São atividades que devem ser valorizadas e difundidas pela Universidade”, sublinha o Prefeito do Campus USP de São Carlos.

Finalmente, para o Prof. Elson Longo “Este é um projeto que dá continuidade às sementes lançadas pelos Profs. Sérgio Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas, que está dando oportunidades para melhorar a vida das pessoas, além de prover a difusão do conhecimento para os jovens. “Essas sementes foram e continuam sendo regadas pelos Profs. Glaucius Oliva,  Antonio Carlos Hernandes e Osvaldo Novais de Oliveira Junior, entre muitos outros, enaltece o diretor do CDMF.

Como participar do “Vem Saber”

A inscrição para o projeto “Vem Saber” é feito pela escola, cabendo a ela escolher um professor para viabilizar o contato. Aí, o docente escolhido  o site do IFSC/USP para navegar pelo ícone "Sala do Conhecimento", que fica na aba Divulgação Científica e Cultural - http://www.lef.ifsc.usp.br/salaConhece/

Dentro do site é feito o agendamento para o programa "Universitário por um dia", onde são escolhidas data e horário para a visitação. Os grupos deverão ser de, no máximo, 42 pessoas, incluindo professores que ficarão responsáveis pelo monitoramento dos alunos.
Ao receber a confirmação da inscrição, o professor deve enviar uma lista com os nomes completos dos alunos e CPF dos visitantes ao e-mail saladoconhecimento@ifsc.usp.br. Todos devem apresentar o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19. (Rui Sintra - Jornalista - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias