sexta, 19 de abril de 2024
Ciência às 19 Horas

IFSC/USP São Carlos apresenta “A inevitável vitória da Inteligência Artificial”

25 Nov 2019 - 07h14Por Redação
IFSC/USP São Carlos apresenta “A inevitável vitória da Inteligência Artificial” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realiza no próximo dia 28 de novembro, a partir das 19h00, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, a última palestra da edição de 2019 do programa “Ciência às 19 Horas”, com a palestra A inevitável vitória da Inteligência Artificial”, apresentada pelo Prof. Fabio Cozman, docente e pesquisador da Escola Politécnica (USP).

Por qualquer métrica que se possa tomar, o desenvolvimento de técnicas de Inteligência Artificial (IA) é um enorme sucesso do ponto de vista tecnológico, econômico e social. Hoje, assistimos à chegada de artefatos com capacidade de aprendizado e decisão que já reconhecemos como “Inteligentes”.

Em sua apresentação, Cozman mostrará como o sucesso dessa tecnologia é inevitável, sendo que nenhum país poderá considerar seu futuro sem uma discussão que inclua artefatos artificiais inteligentes. Obviamente, que deverá haver um interesse em compreender essa nova forma de inteligência que nos rodeia. E como chegamos a esse ponto?

Dois fenômenos foram essenciais nos últimos 15 anos.

Primeiro, o aumento de capacidade computacional e da tecnologia de sensores.

Segundo, a crescente disponibilidade de grandes quantidades de dados.

Esta palestra, com entrara livre e gratuita, procura analisar a evolução da IA nos últimos 15 anos, verificar o ponto em que se encontra, e sugerir alguns pontos que merecem atenção tecnológica e social no futuro.

O programa “Ciência às 19 Horas” regressa em março de 2020. (Assessoria de Comunicação - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias