sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

IFSC/USP inaugura edifício 1 na área II do Campus de São Carlos

21 Dez 2017 - 07h31Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Na tarde de terça-feira, 19, na Área II do Campus USP São Carlos, realizou-se a cerimônia de inauguração do Edifício 1 - IFSC/USP - Área 2 da Unidade. O edifício é sede dos laboratórios do Grupo de Biofísica Molecular "Sérgio Mascarenhas", Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, e Grupo de Cristalografia.

A cerimônia iniciou-se com uma homenagem da Polícia Militar (PM) ao Diretor do IFSC/USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, pelo trabalho que o docente tem desempenhado no sentido de estreitar a relação entre a USP e a PM, visando à melhoria da segurança nos entornos do Campus USP São Carlos. De acordo com o Tenente-Coronel Alexandre Wellington de Souza, do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos, a parceria entre as instituições resultou em uma redução significativa de número de furtos e roubos com violência contra a comunidade acadêmica. "Quero agradecer, Professor, pelo trabalho, pelo carinho, pela dedicação, pelo reconhecimento da importância do trabalho sinérgico entre as instituições, para que juntos nós possamos construir uma sociedade mais livre, mais justa; uma sociedade onde nós possamos definitivamente defender os direitos humanos, as garantias individuais e fazer com que as pessoas possam retornar todos os dias em paz para as suas casas".

Para o Prof. Tito Bonagamba, a equipe da Polícia Militar tem desempenhado um "enorme, estratégico e profissional esforço para oferecer segurança ao Campus USP de São Carlos". Ademais, o docente comentou que o IFSC superou suas dificuldades financeiras graças à captação de recursos obtidos através de agências e empresas, como FAPESP, Governo do Estado de São Paulo, FINEP, CAPES, CNPq e ANP. "Organicamente, tivemos sucesso!". Esse sucesso, de acordo com ele, se concretizou na construção do novo edifício que tem 6.025,15 m² quadrados ocupados por 21 docentes, 21 funcionários e aproximadamente 150 estudantes/pesquisadores.

A cerimônia, segundo o Prof. Tito Bonagamba, correspondeu também à inauguração de outras obras do IFSC (Áreas I e II), relacionadas ao espaço de eventos de 205,32 m² anexo ao Auditório "Professor Sérgio Mascarenhas"; à subestação transformadora de energia elétrica de 57,60 m²; à readequação de infraestrutura para pesquisa, com extensão de 551,39 m²; ao sistema de proteção a descargas atmosféricas; ao espaço de 578,05 m² do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag); e à readequação de rede elétrica em vários setores. Ele falou também sobre a construção do edifício do Polo Temático em Energias Renováveis e Meio Ambiente - uma obra de 1.860,15 m² que está em andamento -, tendo comentado sobre as futuras construções dedicadas a trabalhos desenvolvidos nas áreas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), aplicações em ciência do petróleo e energia, e óptica e fotônica.

O Reitor Marco Antonio Zago parabenizou o IFSC que, para ele, é uma das Unidades que mais se distingue na Universidade de São Paulo, sendo sempre habitada por mentes inteligentes: "O Instituto de Física [de São Carlos está] sempre de parabéns!". Em seu discurso, além de ter elogiado o Instituto, o Reitor comentou sobre os recursos da Universidade, tendo dito que a saúde financeira da USP está equilibrada e que, portanto, a próxima gestão não precisará priorizar as questões financeiras: para Marco Antonio Zago, agora, uma das principais prioridades da USP é a reforma do ensino da graduação. (Assessoria de Comunicação - IFSC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias