sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Idosos são atendidos por alunos da graduação em Gerontologia da UFSCar no Cidade Aracy

18 Out 2018 - 16h27Por Redação
Idosos são atendidos por alunos da graduação em Gerontologia da UFSCar no Cidade Aracy - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Alunos do curso de Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Secretaria de Saúde realizaram quarta-feira, 17, sob supervisão das professoras Profa. Dra. Grace Angélica de Oliveira Gomes, a Campanha em Comemoração ao Dia Internacional do Idoso na Unidade Básica de Saúde Dr. Ernesto Pereira Lopes no bairro Cidade Aracy.

A campanha contou com a entrega de folders informativos para idosos e seus familiares que incluíam informações sobre direitos dos idosos. Além disso, foi aferida a pressão arterial dos participantes e realizados testes de desempenho de marcha e de níveis de fragilidade.

Segundo a docente Grace Gomes “os idosos precisam conhecer seus direitos sociais e de saúde e serem sensibilizados sobre estratégias de prevenção de acometimentos que possam colocá-los em risco de condições de fragilidade”.

Nesta campanha foram atendidas 45 pessoas sendo que 80% eram mulheres e 82% dos participantes tinham acima de 60 anos. A docente relata que “nessa campanha identificamos idosos mais jovens já com alguns sinais de fragilidade, o que é bastante preocupante. É necessária uma atenção especial para indivíduos acima de 60 anos, pois são mais susceptíveis a maiores complicações quando comparados com faixas etárias mais jovens”.

A gestora da UBS Aracy Regina Helena Dato indica “grande parte das pessoas atendidas diariamente nas unidade de saúde do município são idosas. Percebemos que os idosos ficam muito gratos pela realização de campanhas que valorizem a fase da velhice”.

Leia Também

Últimas Notícias