sexta, 29 de março de 2024
Qualidade de vida

Idosos de São Carlos ganham atividades de mobilidade física e atendimento psicológico

Centro de Referência do Idoso (CRI) “Vera Lucia Pilla” oferece benefícios gratuitos para a terceira idade

30 Set 2022 - 09h24Por Redação
Projeto especial é voltado para a melhoria da mobilidade física com objetivo de promover o envelhecimento saudável - Crédito: DivulgaçãoProjeto especial é voltado para a melhoria da mobilidade física com objetivo de promover o envelhecimento saudável - Crédito: Divulgação

O Centro de Referência do Idoso (CRI) “Vera Lucia Pilla”, coordenado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, espaço que oferece atendimento especializado e gratuito para as pessoas da terceira idade, está desenvolvendo um projeto especial voltado para a melhoria da mobilidade física com objetivo de promover o envelhecimento saudável.

Nesta quinta-feira, 29, o secretário de Governo, Netto Donato, acompanhado do vereador Sérgio Rocha foi conhecer o projeto e levar uma palavra de incentivo aos idosos em nome do prefeito Airton Garcia. “O prefeito acredita que todos têm direito a cultura, esporte, lazer, diversão e serviços que respeitem a idade de cada um. Ele pediu para comunicar a todos que não vai medir esforços para que projetos como esse sejam implantados em outros espaços públicos”, revelou Netto Donato.

O programa foi desenvolvido partir de uma emenda do Orçamento Geral da União, destinada a pedido do vereador Sérgio Rocha. “Solicitamos os recursos a um deputado federal do PL de São Paulo no valor de R$ 158 mil para poder oferecer essas atividades para os idosos por meio de uma equipe multidisciplinar. A emenda veio via Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos”, explicou o vereador.

De acordo com a secretária Vanessa Soriano os recursos foram repassados para a Associação Brasileira Pro Eventos Sociais Saúde e Esporte que a partir de um acordo de cooperação com a Prefeitura, desenvolveu o projeto no Centro Vera Lúcia Pilla. “Foi contratada uma equipe com fisioterapeuta, psicólogo, educadores físicos, pedagogos e pessoal administrativo. Montamos grupos com 20 pessoas cada um, todos já alunos do Centro, que passaram a fazer atividades físicas especiais para diminuição de dores. Os grupos foram subdivididos de acordo com as queixas de cada um. Temos a turma da dor no joelho e dos que reclamam de dor nos ombros e braços. Os profissionais fazem o acompanhamento com atividades de fortalecimento, alongamento, fisioterapia, musculação, sempre de acordo com os problemas relatados pelos alunos”, contou a secretária de Cidadania e Assistência Social.

Nilva Rodrigues, professora e supervisora do CRI “Vera Lúcia Pilla, fala do sucesso do programa. “Inicialmente eram 100 vagas, mas hoje já oferecemos essas atividades a 150 idosos e todos relatam a melhoria na qualidade de vida. Alguns alunos relatam que nem sentem mais as dores. Pela primeira vez conseguimos reunir profissionais de diferentes áreas num mesmo projeto. Além de cuidar do físico, eles também podem cuidar da mente. Temos psicólogo também que ajuda demais, já que muitos chegam aqui reclamando de solidão”, disse a supervisora que faz um apelo para que o programa continue em 2023.

O Centro conta com uma academia com aparelhos especiais e que foram montados especialmente para o desenvolvimento desse projeto.

Os trabalhos do Centro de Referência do Idoso são coordenados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social. Quem quiser conhecer o trabalho do CRI, localizado na rua Joaquim Inácio de Morais, nº 370, na Vila Irene, pode entrar em contato pelo telefone (16) 3368-2970. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Todos os atendimentos do Centro de Convivência são gratuitos. Para participar basta o usuário ter 60 anos ou mais.

Leia Também

Últimas Notícias