quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

IAU/USP marca presença em exposição sobre arquitetura italiana no Rio

19 Out 2011 - 10h02
O arquiteto e professor Renato Anelli, um dos representantes do IAU-USP no evento no Rio - O arquiteto e professor Renato Anelli, um dos representantes do IAU-USP no evento no Rio -

De Bezzi e Januzzi a Piacentini, Calabi, Bardi ou Nervi, a contribuição da arquitetura italiana na concepção e construção das cidades brasileiras teve um importante papel histórico e estético no processo de urbanização do País. Com o objetivo de discutir os diferentes momentos da cultura ítalo-brasileira e de seu patrimônio comum, mais de 30 pesquisadores e especialistas de diferentes universidades do Brasil se reúnem para participar do seminário "Interlocuções Brasil - Itália: A presença italiana na arquitetura das cidades brasileiras", realizado entre os dias 19 e 21 de outubro no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

O evento integra uma série de iniciativas culturais intituladas "Momentos da Itália no Brasil", realizadas pelos governos do Brasil e da Itália. Na etapa carioca deste ciclo de ações, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos será representado por dois dos seus professores. No dia 20, o professor Francisco Sales Trajano Filho apresentará a palestra "Costruttori della modernità: arquitetos italianos na Belle Époque paraibana". No dia 21, o professor Renato Anelli irá ministrar a palestra "O Mediterrâneo nos Trópicos: Interlocuções com a arquitetura italiana na constituição da arquitetura moderna em São Paulo".

 "A capital paulista é o principal centro do País onde as interações com a arquitetura italiana influíram na constituição da arquitetura moderna. Identificamos dois grupos com características próprias: o primeiro é anterior à Segunda Guerra, no qual se destacam Rino Levi e Gregori Warchavchik, introdutores do racionalismo no Brasil. O segundo, após a guerra, caracteriza-se pela vinda de Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, expoentes da expografia e do design", comenta Renato Anelli, reportando-se ao tema de sua palestra.

Para o arquiteto, a participação do IAU em eventos como esse é importante não apenas para divulgar estudos feitos por docentes da instituição, mas também para inserir o Instituto nas principais discussões que envolvem a arquitetura nacional e internacional. "É fundamental estarmos em contato com novos temas e diferentes formas de abordagem. Adquirimos uma bagagem que reflete em nosso trabalho na sala de aula", destaca Anelli.

Para os organizadores do evento o seminário é uma oportunidade de conjugar o esforço de dezenas de pesquisadores na promoção de uma reflexão sistematizada sobre o processo de constituição da paisagem cultural e construída das cidades brasileiras, levando-se em conta o conhecimento produzido nas últimas décadas e novas formas de abordagem.

O evento é promovido pelo Arquivo Nacional, Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os textos do seminário serão reunidos e editados sob a forma de um livro ilustrado que será lançado no primeiro semestre de 2012.

Leia Também

Últimas Notícias