terça, 23 de abril de 2024
Cidade

IAU-USP e universidade alemã ampliam parceria

04 Set 2013 - 18h24
Área portuária de Hamburgo após intervenção coordenada pela Hafencity, universidade alemã parceira do IAU-USP (crédito: divulgação) - Área portuária de Hamburgo após intervenção coordenada pela Hafencity, universidade alemã parceira do IAU-USP (crédito: divulgação) -

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos tem colhido bons frutos da parceria com a Hafencity Universität (HCU), de Hamburgo (Alemanha). O IAU, através de seu docente, o arquiteto Renato Anelli, marca presença nesta semana nos dias 5 e 6/9 num workshop promovido pela HCU, que visa, entre outros objetivos, aprofundar o reconhecimento mútuo entre os pesquisadores do IAU e os da universidade alemã. "Temos como meta estabelecer bases para a cooperação científica e a troca de experiências empíricas", explica Anelli.

A Hafencity se define como a Universidade do Ambiente Construído e do Desenvolvimento Metropolitano, a única do gênero em toda a Europa. A educação e pesquisa na HCU de Hamburgo visam contemplar e concretizar com abordagens inter e transdisciplinar de projetos para o futuro das áreas metropolitanas dos grandes centros urbanos. "A área do porto de Hamburgo, uma dos mais importantes da Europa e do mundo é um exemplo onde a intervenção foi positiva. Naquela região, a intervenção teve início ainda na década de 90", fala o professor do IAU.

Anelli lembra que a aproximação entre as duas instituições iniciou-se em 2009, quando ele fora convidado para desenvolver com a HCU um workshop de projeto na Bienal de Arquitetura de São Paulo, como parte das atividades da representação alemã. O workshop contou com a participação à época de professores e estudantes de graduação e de pós-graduação alemães e brasileiros (IAU-USP, FAU-USP e Escola da Cidade).

No ano seguinte, novamente o IAU participou de um novo workshop com a Hafencity, promovido em 2010 em Hamburgo. "Naquela ocasião foram definidas as primeiras linhas de interesse de colaboração - temas como as concepções contemporâneas sobre os desafios do meio ambiente urbano e o papel das redes de infraestrutura urbana na melhoria de condições de vida nas grandes cidades", relembra Anelli.

Em 2012 uma delegação de professores da HCU visitou o IAU-USP em São Carlos, oportunidade onde houve a comparação das estruturas de ambas as universidades. "Nossos estudantes e professores puderam então apresentar suas pesquisas. A cooperação com os alemães já permitiu também que duas alunas do IAU tivessem um ano de intercâmbio em Hamburgo", ressalta o professor do IAU.

Um delas, Mariana Rösel de Lourenço, aluna do quarto ano de graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU, fez na Alemanha as matérias do primeiro ano do mestrado em Urban Design. "Muitas vezes para compreender a realidade em que vivemos é preciso sair dela, nos afastar por um tempo, e poder desenvolver um olhar crítico sobre a mesma. Isso pode se aplicar a diversas áreas, em especial para o campo arquitetônico e urbanístico. Quando escolhi o meu destino de intercâmbio foi este o meu objetivo: encontrar um lugar que pudesse me oferecer não somente uma base acadêmica mais específica, mas também uma cidade na qual eu pudesse vivenciar essa diferença e aprimoramento existente no campo do urbanismo em países europeus", relata Mariana.

O evento desta semana em Hamburgo terá estrutura semelhante, com a apresentação das pesquisas desenvolvidas no programa de doutorado da HCU visando a elaboração de projetos de pesquisa e de troca de experiência conjuntos. Na próxima quinta-feira (5) o arquiteto Renato Anelli fará a conferência "O colapso da Mobilidade Urbana e os novos movimentos sociais no Brasil", relacionando pesquisas nacionais sobre o tema com as manifestações populares pelo País ocorridas no último mês de junho.

Nos dias 7 e 8 o professor Anelli visitará in loco, em Hafencity, o empreendimento de renovação da região portuária de Hamburgo e o IBA Hamburg (Exposição Internacional de Arquitetura de Hamburgo), recém inaugurada na ilha portuária de Wilhemsburg. 

Leia Também

Últimas Notícias