sexta, 29 de março de 2024
Cidade

HU-UFSCar faz parceria com Sírio Libanês para construção do Plano Diretor Estratégico

31 Ago 2016 - 15h07Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Ministério da Saúde, firmou parceria com Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês para provimento de consultoria na área de gestão estratégica, a qual beneficiará 12 Hospitais Universitários em 2016. O Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), gerido pela Ebserh, foi um dos contemplados por este projeto, o que está resultando na construção do seu Plano Diretor Estratégico (PDE).

Com início em fevereiro deste ano, uma equipe de dez gestores do HU-UFSCar tem visitado o IEP mensalmente para capacitação e consultoria em todas as etapas do processo. Esse grupo compartilha as discussões com uma equipe ampliada de gestores (cerca de 50 pessoas) que participam ativamente da construção do PDE do Hospital. Frequentemente, estes gestores envolvem outros colaboradores operacionais que são elementos chaves em processos específicos de importância estratégica.

ETAPAS

Após várias reuniões de deliberação, a equipe ampliada de gestores definiu macroproblemas prioritários a serem abordados pelo PDE. Além disso, os consultores realizaram visitas técnicas ao HU-UFSCar e aplicaram instrumento de diagnóstico situacional nas áreas de gestão hospitalar, gestão da clínica, humanização, hotelaria, compras, administração econômico-financeira, gestão de obras e engenharia clínica.

Essas duas dinâmicas auxiliaram na definição de 25 nós críticos que serão a estrutura norteadora das ações do PDE do HU-UFSCar. A expectativa é que, com a resolução dos 25 nós críticos, os macroproblemas deixarão de existir, facilitando o desenvolvimento institucional e o cumprimento da missão do HU-UFSCar.

A próxima etapa é a construção dos planos de ações para resolução de cada nó crítico, com atividades, responsáveis, orçamento, cronograma de execução e, por fim, redação. A previsão é que o PDE esteja concluído até dezembro de 2016, sendo que o documento irá formalizar as ações de gestão prioritárias para os anos de 2017 e 2018.

Leia Também

Últimas Notícias