sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Hospital Universitário realiza ações com agentes da Saúde e do Programa Mais Médicos

09 Ago 2019 - 12h58Por Redação
Hospital Universitário realiza ações com agentes da Saúde e do Programa Mais Médicos - Crédito: HU-UFSCar Crédito: HU-UFSCar

Fortalecimento da rede de Saúde e do cuidado ambulatorial e promoção de educação permanente e continuada a profissionais da área. Esses são os principais objetivos de ações desenvolvidas pelo Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Paneppucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), voltadas a médicos que integram o Programa Mais Médicos e a agentes que atuam na rede de Saúde de São Carlos e região.

Uma das ações é a realização de reuniões mensais com médicos do Programa Mais Médicos que abordam a temática da referência e contra-referência, com indicações para referência de determinados ambulatórios que integram a rede de Saúde de São Carlos. "Cada reunião é focada em diferentes especialidades e durante os encontros são discutidas as patologias e os critérios de referência e contra-referência", explica Meliza Roscani, Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFSCar, responsável pelas iniciativas, e que também é docente do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade.

As reuniões são voltadas aos médicos do Programa que atuam na Atenção Básica - Unidade de Saúde da Família e Unidade de Atenção Básica - e contam com a participação de gestores municipais responsáveis pelo Mais Médicos e do HU, além de médicos do Hospital na especialidade que será discutida na ocasião. Nos encontros também é tratado o matriciamento da rede, ou seja, "os critérios de referência para encaminhamento das principais especialidades e de contra-referência [casos estáveis que podem ser devolvidos para a Atenção Primária]", detalha Roscani. O grupo recebe até 30 médicos por reunião. As discussões são embasadas no contexto da saúde de São Carlos, mas consideram as diretrizes vigentes nas políticas adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), válidas em todo o território nacional.

Além disso, o HU está promovendo atividades chamadas de Clube da Revista e de Sessão Clínica, abertas a todos os profissionais da Saúde. De acordo com Roscani, o Clube da Revista tem sempre um caso disparador e um artigo de referência sobre o assunto, apresentado por um residente e discutido por um médico preceptor na especialidade relacionada. "O artigo, de preferência, é de estudo original, e o caso disparador pode ser ambulatorial, da Atenção Primária ou de paciente internado no Hospital", complementa a médica. Já a Sessão Clínica é um espaço para discussão detalhada de um caso clínico de paciente real, internado ou do ambulatório. A situação é apresentada por um aluno do curso de Medicina da UFSCar, em estágio no HU, e, ao final da sessão, um docente da UFSCar problematiza e dá uma aula expositiva sobre o tema.

Além de contribuírem com o processo de formação e com a atuação dos estudantes e residentes, as atividades são importantes para a "atualização das abordagens e tratamentos de diversas patologias, a partir de uma visão multidisciplinar", garante Meliza Roscani. Tanto o Clube da Revista como a Sessão Clínica são ofertados pela parceria entre o HU e professores da área da Saúde do Adulto e do Idoso, do DMed da UFSCar, e a coordenação da Residência Médica. Os encontros também recebem cerca de 30 participantes a cada edição.

Profissionais da Saúde interessados em participar devem comparecer ao Hospital Universitário no dia e horário das atividades. O Clube da Revista acontece sempre às segundas-feiras, às 17 horas, e a Sessão Clínica é às quintas, no mesmo horário. As reuniões mensais com integrantes do Programa Mais Médicos são específicas para o grupo já em andamento.

Leia Também

Últimas Notícias