sexta, 19 de abril de 2024
Meditação

Hospital Universitário da UFSCar inaugura espaço ecumênico

Nova área atende pacientes e familiares, além da própria equipe de profissionais da Instituição

24 Set 2018 - 13h13Por Redação
Padre e representantes do HU, UFSCar e Ebserh no novo espaço - Crédito: Gisele Bicaletto - CCS/UFSCarPadre e representantes do HU, UFSCar e Ebserh no novo espaço - Crédito: Gisele Bicaletto - CCS/UFSCar

Na última sexta-feira, dia 21 de setembro, o Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) inaugurou um Espaço Ecumênico, destinado aos pacientes e seus familiares e também aos funcionários do Hospital. O novo local é aberto a manifestações religiosas plurais e é destinado a momentos de reflexão, oração, meditação e fé.

A inauguração integra o processo de humanização hospitalar, um importante pilar dentro da assistência à saúde. A intenção é amenizar o sofrimento dos pacientes e de seus familiares e, além disso, o Espaço Ecumênico atende a uma antiga reivindicação dos usuários e profissionais do HU e à Lei Federal nº 9.982, de 14 de julho de 2000, que dispõe sobre a assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas.

Para Ângela Merice de Oliveira Leal, Superintendente do HU, a conquista é fruto de ação integrada da equipe do Hospital, que trabalhou para viabilizar mais essa ampliação. "Agradeço aos nossos funcionários e também ao apoio da UFSCar e da Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares] ao acolherem as nossas demandas", disse Leal.

Wanda Hoffmann, Reitora da UFSCar, reforçou a importância do novo espaço e valorizou a interlocução entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a Universidade em prol do desenvolvimento do HU. "Conseguimos vencer os desafios pelo trabalho articulado entre HU, UFSCar, Ebserh e Prefeitura", destacou a Reitora.

Para o Presidente da Ebserh, Kleber Morais, a inauguração representa mais qualidade no cuidado à população de São Carlos. Além disso, Morais ressaltou que "a cidade possui uma tradição universitária e tem de tudo para ser referência na área médica, já que a Universidade e o HU têm uma unidade de simulação bem equipada, aos moldes de países desenvolvidos". Recentemente, também foi inaugurado o Serviço de Endoscopia que já está realizando exames em pacientes atendidos no Hospital.

Além da Superintendente do HU, da Reitora da UFSCar e do Presidente da Ebserh, o evento de inauguração do Espaço Ecumênico contou com a presença de Arnaldo Medeiros, vice-presidente da Ebserh; Airton Garcia, Prefeito Municipal de São Carlos; autoridades locais, funcionários e convidados.

SOBRE A EBSERH

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Leia Também

Últimas Notícias