quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Hospital Universitário da UFSCar amplia horário de visitas

09 Ago 2016 - 15h51Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Hospital Universitário "Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci" da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) ampliou o horário de visitas a pacientes internados. A mudança flexibiliza as possibilidades e necessidades individuais de pacientes e visitantes dentre outros benefícios.

A medida atende à orientação descrita na Política Nacional de Humanização. Para essa política, a visita aberta tem o objetivo de ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, de forma a garantir o elo entre o paciente e sua vida social, mantendo vivo o seu projeto de vida. Além disso, do ponto de vista fisiológico, o paciente tem seu estado de alerta e ansiedade reduzidos, trazendo mais serenidade, confiança e, em consequência, uma resposta mais positiva aos tratamentos.

Assim, desde 25 de julho, cada paciente do HU-UFSCar, além de ter direito a um acompanhante (acima de 18 anos), pode receber visitas no período das 7 às 21 horas (antes era restrita a duas horas divididas em dois períodos), com algumas orientações: um visitante (acima de 12 anos) por vez; a duração deve considerar o estado do paciente e a intimidade com o mesmo. Desta forma, recomenda-se que as visitas não excedam 30 minutos, a fim de garantir descanso ao paciente. Pacientes em isolamento podem ter restrição de visitas.

O espaço hospitalar pode ser percebido pelo paciente e familiar como um lugar seguro quando nele os profissionais de saúde atuam como promotores e guardiões da integridade da vida. Experiências como essa potencializam a responsabilização e podem induzir os familiares a reproduzir em casa as atitudes e os comportamentos recomendados no hospital. Dessa maneira, a ação de saúde é ampliada para além dos muros da instituição trazendo resultados mais significativos para o processo de cuidado em saúde.

Leia Também

Últimas Notícias