quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Hospital-Escola será gerido pela UFSCar e Ebserh

15 Out 2014 - 10h00
0 - 0 -

O deputado federal Newton Lima (PT/SP) participou, nesta terça-feira (14) em Brasília, da assinatura do contrato para gestão do Hospital-Escola “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” de São Carlos. Inicialmente, o hospital terá a gestão compartilhada entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Depois da realização de concurso público para contração de pessoal, a gestão ficará totalmente a cargo da Ebserh. Em abril deste ano, a Câmara Municipal de São Carlos aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que transfere a gestão do hospital da prefeitura para a Ebserh.

Idealizado na primeira gestão do então prefeito Newton Lima (2001-2004), a construção do Hospital-Escola começou no dia 31 de março de 2005, mesmo ano em que o Ministério da Educação (MEC) autorizou o então reitor da UFSCar, Oswaldo Barba, a implantar o curso de Medicina. “O Hospital-Escola e o curso de Medicina ficarão para a história de São Carlos. Desde a idealização sabíamos que era preciso contar com os recursos do governo federal. A federalização da sua gestão beneficiará toda a sociedade de São Carlos e região com a garantia da continuidade da assistência médica e o funcionamento do curso de Medicina”, avaliou Newton Lima, que assinou o contrato na condição de testemunha.

Durante a assinatura do termo, o atual reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, destacou o papel que o deputado Newton Lima desempenhou desde a idealização do hospital até o processo de federalização da gestão da entidade. “Gostaria de agradecer ao nosso ex-prefeito e deputado Newton Lima pelo comprometimento em concretizar a federalização da gestão do hospital. O ganho maior é do município e da região, por isso tenho que agradecer ao deputado Newton Lima”, afirmou.  

O presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, explicou que o objetivo da empresa não é só melhorar a gestão do Hospital-Escola, mas torná-lo uma referência regional para o estado de São Paulo. “A Ebserh não tem só a tarefa de aperfeiçoar a gestão do hospital, mas de transformá-lo no melhor hospital regional do interior de São Paulo”, disse.

A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao MEC, responsável pela gestão do programa de reestruturação dos hospitais universitários federais. Por meio de contrato firmado com as universidades federais, a Ebserh atua na modernização da gestão dos hospitais universitários federais, com o objetivo de preservar e reforçar o papel estratégico desempenhado por essas unidades de centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também

Últimas Notícias