quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Hospital da Unimed São Carlos realiza primeira captação de múltiplos órgãos; gesto deve beneficiar cinco pessoas

16 Jul 2019 - 10h04Por Redação
Hospital da Unimed São Carlos realiza primeira captação de múltiplos órgãos; gesto deve beneficiar cinco pessoas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã do dia 11 de julho, o Hospital da Unimed São Carlos teve a primeira captação de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento contou com equipes do Hospital Unimed, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e da Santa Casa de São José dos Campos.

As doações do fígado, córneas e rins foi autorizada pela família de um paciente de 45 anos que teve morte encefálica atestada na noite do dia 10 de julho, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital.

Da autorização da família até o transporte dos órgãos, foram cerca de 24 horas de trabalho, que envolveram uma equipe multidisciplinar da Unimed, composta por profissionais das áreas Administrativas, Médica (nas especialidades Intensivista, Anestesista e Neurologista),

Enfermagem, Técnica de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia.

Após a confirmação e notificação da morte encefálica, em um gesto de solidariedade e generosidade, a família autorizou o início do processo de doação, como explica o coordenador médico da UTI, o médico Marcus Bizzarro: “Entramos em contato com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), de Ribeirão Preto, que realiza a distribuição dos órgãos no estado de São Paulo e indica a equipe transplantadora responsável pela retirada e implante dos mesmos."

Todo o processo necessitou seguir exigências. As informações foram repassadas para a família, que foi acolhida por profissionais das áreas de Enfermagem e de Psicologia da Unimed, permanecendo com ela durante todo o procedimento.

A intervenção para a retirada dos órgãos foi realizada na sala cirúrgica do Hospital da Unimed e durou sete horas. Contou com profissionais da própria equipe com experiência neste tipo de procedimento. Os transporte e transplante foram realizados sigilosamente pelas equipes de Ribeirão Preto e São José dos Campos. Os órgãos retirados irão atender a cinco pacientes, que esperavam pela doação para terem uma melhor qualidade de vida.

“A Unimed São Carlos orgulha-se em participar e realizar com sucesso o procedimento de retirada dos órgãos, viabilizando esse processo para salvar vidas. Estamos solidários à família, que realizou um gesto admirável, exemplo para nossa sociedade”, destacou o Diretor Superintendente, Ivan Linjardi.

Leia Também

Últimas Notícias