quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Guardas Municipais recebem treinamento para uso de armas de choque

21 Ago 2014 - 22h18
0 - 0 -

Nesta semana, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Guarda Municipal (GM), realizou um treinamento de capacitação para uso das armas de choque. Com o apoio do Prefeito Paulo Altomani e a parceria com o Tiro de Guerra, essa é a segunda turma, com 120 guardas, a passar pelo treinamento.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Jorge Negretto, as aulas teóricas e práticas foram ministradas por guardas municipais de São Carlos, que para oferecer a capacitação, fizeram curso no Rio de Janeiro. “No uso progressivo da força a arma de choque é o penúltimo recurso utilizado, o próximo seria a arma de fogo. É justamente por isso que os guardas estão fazendo esse treinamento, para saber quando devem utilizar o aparelho”, contou ele.

Durante o treinamento, os guardas municipais e instrutores, Fernando Napolitano e Marcos Marques Ribeiro, passaram todas as orientações sobre os usos adequados da arma, de acordo com a legislação brasileira. “O aparelho conduz um impulso elétrico que pode atingir até 50 mil volts, realizando uma ação no sistema muscular do alvo, tanto nos nervos sensoriais como motores, o que gera intensa dor e perda dos movimentos dos músculos voluntários”, explicou Napolitano.

O uso dos dispositivos elétricos incapacitantes irá aumentar a segurança dos moradores de São Carlos e também a dos guardas municipais. “A arma de choque fornece mais segurança para o guarda, pois intimida a pessoa que está infringindo a lei ou buscando um enfrentamento. Só o uso desse equipamento na cintura ou na mão dos guardas já irá evitar várias situações graves no futuro”, disse Negretto.

Leia Também

Últimas Notícias