quinta, 18 de abril de 2024
Aperfeiçoamento

Guardas Municipais de São Carlos participam de treinamento no BOPE

06 Ago 2019 - 12h21Por Marcos Escrivani
Guardas Municipais de São Carlos participam de treinamento no BOPE - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Aconteceu no Rio de Janeiro, o Estágio de Patrulhamento Urbano realizado no Batalhão da Polícia de Choque, cuja finalidade foi a de passar novas informações (teóricas e práticas) para guardas municipais.

A GM de Sao Carlos foi representada pelos guardas Fernando César Napolitano e Tiago Soares de Oliveira Varella. Ao todo foram 15 GMs de oito cidades de três estados brasileiros.

Durante este período, os GMs participaram de Instrução Tática Individual, Treinamento Físico Militar, Choque Rápido, Uso Diferenciado da Força, Tiro Policial, entre outros assuntos.

O estágio faz parte o 2° Atac (Aperfeiçoamento Tático e Ações de Choque) realizado pela GCM de Jandira.

Durante os oito dias de atividades, Napolitano e Varella participaram de cursos no Bope sobre gerenciamento de crise e no Grupo de Intervenção Tática (GIT) da Secretaria de Administração Penitenciária tiveram atividades sobre intervenção prisional, técnicas e táticas de uso e emprego de calibre 12, uso do lançador AM600 e emprego de munição química.

O GIT é responsável por debelar as rebeliões nas penitenciárias do estado. São referência nacional no assunto e estão baseados no complexo penitenciário de Gericinó.

Napolitano e Varella chegaram em São Carlos na madrugada desta terça-feira, 6. “Durante cinco dias tivemos contato com policiais qualificados. Além da instrução, tivemos contato com doutrinas diferentes. Aprendemos muito e todo aprendizado trouxemos para São Carlos e vamos adaptá-lo a nossa realidade. Com certeza agregou muito conhecimento”, afirmou Napolitano ao São Carlos Agora. 

O GM informou que sua responsabilidade aumentou após este estágio, pois se sente na obrigação de multiplicar o conhecimento adquirido. “Vamos retornar às atividades diárias e aplicar o que aprendemos. E repassar aos nossos companheiros de GM também”, finalizou Napolitano.

Leia Também

Últimas Notícias