quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Guarda Municipal recebe 12 coletes a prova de bala

Equipamento foi adquirido através de emenda parlamentar.

08 Nov 2012 - 14h21
Capitão da Guarda Municipal, Luiz Tozzato. (Foto: Tiago da Mata / SCA) - Capitão da Guarda Municipal, Luiz Tozzato. (Foto: Tiago da Mata / SCA) -

A Guarda Municipal (GM) de São Carlos recebeu 12 coletes a prova de bala, comprados através de emenda parlamentar do vereador José Luiz Rabello (PSDB). Em evento realizado na sede da corporação, na manhã desta quinta-feira (8), o parlamentar fez a entrega simbólica ao capitão Luiz Tozzato.

De acordo com o capitão, São Carlos conta hoje com 152 guardas municipais, entre homens e mulheres, porém apenas 100 deles possuem coletes. Mesmo com a doação das 12 unidades, ainda há um déficit do equipamento de segurança.

"Temos hoje em torno de 100 coletes e por isso nós estamos priorizamos quem está trabalhando na rua, que corre maior risco. Os guardas que trabalham dentro do patrimônio não correm tanto risco quanto os que estão na rua. Então estamos priorizando quem está na rua", comentou o capitão Tozzato.

O capitão afirmou também que o colete é de extrema necessidade para o guarda municipal e que os 12 coletes doados vêm para diminuir o déficit do equipamento, que agora é de cerca de 40 coletes."Hoje estamos vivendo em uma situação complicada de violência, tem os casos das facções também, e nossos homens e mulheres andam fardados e podem ser confundidos pelos bandidos. O colete vai dar maior segurança a essas pessoas", relatou Tozzato.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/coletesguarda2.jpgO colete a prova de balas é um produto controlado pelo Exército Brasileiro, e para adquiri-lo é necessário pedir uma autorização para o Exército. O curto de cada colete é de aproximadamente R$ 700,00.

Segundo Tozzato, assim que os coletes chegaram foram feitos testes de segurança para conferir a qualidade do material. "Já foi feito testes, fizemos com calibres 38 e 45 e foram plenamente satisfatórios", concluiu.

Em entrevista o vereador Rabello, contou como foi a iniciativa para doação dos coletes. "Um dia eu estava na sessão da câmara e alguns guardas que estavam lá me procuraram e disseram que muitos deles não tinham coletes. Pedi para meu assessor ver uma emenda para a compra desses coletes e o que conseguimos deu para comprar 12, mais ainda faltam 40 coletes. Estamos contentes, pois muitos são pais e mães de família e estamos dando uma segurança a mais para eles", afirmou Rabello.

Vereador José Luis Rabello faz a entrega simbólica do colete à um guarda municipal. (Foto: Tiago da Mata / SCA)

Leia Também

Últimas Notícias