quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Guarda Municipal de São Carlos divulga relatório de atividades em 2017

Com apoio dos agentes do canil e dos cães farejadores foram apreendidos mais de 10 quilos de entorpecentes em 30 operações

20 Dez 2017 - 18h24
Guarda Municipal de São Carlos divulga relatório de atividades em 2017 -

A Guarda Municipal de São Carlos, a pedido do diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Prefeitura, Samir Gardini, finalizou nesta quarta-feira (20), o relatório anual da corporação.

A Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, com apoio dos agentes do Canil e dos cães farejadores, participou de 30 operações, sendo que essas ações resultaram na apreensão de 10 quilos de drogas entre cocaína, maconha e crack. Mais de 9 mil ependorfes (pinos) vazios também foram apreendidas, além de 11 balanças e R$ 18.324,90 em espécie. Nas operações também foram apreendidas 5 armas de fogo (revólver e pistolas) e 77 munições intactas.

A GM também realizou 142 fiscalizações em bares, 131 flagrantes, sendo 23 por tráfico de drogas, 108 averiguações de veículos e motos, 3.343 averiguações de pessoas e 4.087 atuações de trânsito. Os agentes atenderam, ainda, 6.172 ocorrências com viaturas, 7.977 de alarmes e 525 ocorrências por telefone.

"Os números demonstram o trabalho incansável dos nossos agentes. Anteriormente a GM não trabalhava com esse tipo de relatório, agora com a mensuração dos números vamos avaliar todas as funções, operações e atendimentos e com isso, poderemos corrigir eventuais falhas e aprimorar o que está dando resultado", explica o diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional, Samir Gardini, parabenizando toda a equipe da Guarda pelo excelente trabalho que realizou em prol da população de São Carlos.

Gardini garantiu, ainda, que a partir de 2018, com a reestruturação completa da corporação, os números serão mais expressivos ainda. "A GM ainda não está com porte definitivo de armas, mas já estamos trabalhando nesse sentido, inclusive já recebemos da GM de Campinas 60 revólveres calibre 38; estamos adquirindo novos veículos que já começam a ser entregues, inclusive um especial para o Canil, já entregamos 120 novos coletes de proteção balísticos, e interligamos os serviços com o SAMU, tudo isso para dar mais segurança à população", finalizou o coronel Samir Gardini.

Para o comandante da GM, Michael Yabuki, o relatório é um instrumento que faz parte da reestruturação na área de segurança pública e todos os números são respeitáveis. "Para nós todas as ações são relevantes, porém o número de flagrantes, 131 até agora, é muito importante para a comunidade, porque retiramos de circulação entorpecentes, traficantes e ladrões. A droga é um dos maiores problemas apontados pela sociedade, seguido pelos roubos e furtos". 

 

Canil - Zayra, Kiara, Layka, Mel e Renk são os cães que hoje fazem parte do Canil da Guarda Municipal de São Carlos. Das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Holandês, os animais são treinados por agentes envolvidos no adestramento que participaram de cursos de capacitação para treinamento específico de cães farejadores, de patrulhamento e proteção.

A Guarda Municipal é a única instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais. Todas as drogas apreendidas nas operações no último mês de janeiro foram encontradas pelos cães farejadores do Canil da GM.

 

Leia Também

Últimas Notícias