Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Espaço para Reflexão

Grupo da UFSCar realiza pesquisa sobre Maternidade e Ciência

Equipe tem 30 integrantes dos quatro campi da Universidade

25 Set 2021 - 17h43Por Redação
Grupo da UFSCar realiza pesquisa sobre Maternidade e Ciência - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O "Gestar - Grupo de Estudos, Análise e Reflexão sobre Maternidade e Ciência" iniciou suas atividades em março deste ano na UFSCar e tem como um de seus principais enfoques levantar debates em torno da temática da Maternidade dentro e fora da academia. O grupo reúne alunas, docentes e técnico-administrativas dos quatro campi da Instituição (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).
Coordenado por Lígia Menossi Araujo, docente do Departamento de Letras do Campus São Carlos da UFSCar e embaixadora do Movimento Parents in Science, e por Andrea Ferro, docente do Departamento de Economia do Campus Sorocaba, o Gestar tem como objetivo promover espaços de reflexão sobre como a UFSCar tem acolhido as mães; dar maior visibilidade à questão da maternidade dentro da academia por meio de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento; buscar empreender políticas de apoio e ações afirmativas às mães dentro da Universidade e mudar as relações sociais na Instituição, tendo como foco a equidade de gênero.
Atualmente, o Gestar conta com 30 integrantes entre alunas, docentes e técnico-administrativas das mais diversas áreas. As participantes estão em diferentes grupos de trabalho de acordo com a linha de pesquisa em que estão inseridas. Neste momento, o grupo está dedicado ao levantamento de dados sobre as mães na UFSCar, à leitura e à análise discursiva de documentos que tratam da maternidade na universidade e, ainda, ao levantamento de como a pandemia impactou o trabalho das mães.
Informações completas podem ser acessadas no Instagram do Grupo (@gestar.ufscar) e no link https://linktr.ee/gestarufscar, que dá acesso ao site e outras páginas do Gestar. Formado pela comunidade da UFSCar, o Grupo irá promover atividades para a comunidade externa também. Pessoas interessadas em integrar a iniciativa podem enviar e-mail para gestar@ufscar.br.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias