sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Greve dos bancários deve ter início amanhã

Federação Nacional de Bancos (Fenaban) tem até a noite de hoje para apresentar uma proposta convincente, caso contrário a greve terá início nesta terça-feira (18).

17 Set 2012 - 12h02
0 - 0 -

Está marcado para esta terça-feira (18) o início da greve dos bancários, deflagrada na ultima semana. Em assembleia, os bancários de São Paulo decidiram pela greve de forma unânime, assim como os do Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Porto Alegre, Acre, Mato Grosso, Piauí, Alagoas e Amapá.

Nesta segunda-feira, novas assembleias serão realizadas, mas com o objetivo de organizar a paralisação. A expectativa do Comando Nacional dos Bancários é de que todos os Estados aprovem e aderem a greve.

Sem um acordo que agrade os trabalhadores, a greve é usada como forma de pressionar a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) a apresentar uma proposta convincente de reajustes salarial.

Até o momento, o reajuste real oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 0,7%, porém a proposta foi rejeitada pelos trabalhadores por ser bem abaixo da reivindicação. Eles pedem 10,25%, sendo 5% de aumento real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), aumento das contratações, fim das terceirizações, auxílio-refeição e cesta alimentação e um projeto-piloto para segurança bancária.

Em todo o estado de São Paulo são cerca de 10 mil bancários, no país esse número chega aos 500mil. 

Em São Carlos, será realizada uma assembleia na noite de hoje, com membros do Sindicato Empregados Estabelecimentos Bancários São Carlos e os trabalhadores, para discutir e decidir as ações da greve.

Leia Também

Últimas Notícias