Menu
domingo, 07 de março de 2021
Cidade

Gerente médico do Cross faz visita técnica à Santa Casa de São Carlos

Hospital fará parte do projeto piloto que modifica a estrutura da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde

16 Fev 2016 - 21h46Por Gerência de Comunicação da Santa Casa / Hever Costa Lima

O gerente médico da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), Domingos Napoli, órgão regulador ligado à Secretaria de Estado da Saúde, esteve na tarde desta terça-feira, 16, na Santa Casa de São Carlos para conhecer a estrutura física do hospital.

O encontro contou ainda com o diretor Técnico Antonio Martins de Oliveira e a diretora de Planejamento Sônia Regina Souza, ambos da Direção Regional de Saúde (DRS).

Napoli percorreu as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Enfermarias e o Serviço Médico de Urgência (SMU), o Pronto Socorro da Santa Casa.

Em sua análise, Napoli avaliou de forma positiva a infraestrutura do hospital e elogiou a equipe médica que coordena os setores vistoriados. "A Santa Casa tem uma importância regional significativa e estrutura para acolher as Urgências e Emergências com propriedade".

Contudo, o gerente afirmou que falta a reestruturação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) que funciona como um órgão regulados de leitos, ao apontar os pacientes em estado crítico que precisam de internação e dar alta médica àqueles que não precisam ser mantidos no hospital.

O gerente Hospitalar da Santa Casa, Eduardo Pramparo afirmou que NIR está estruturado no hospital e que acaba de receber o médico Daniel Bonini como médico responsável pela gestão do Núcleo.

A forma positiva que Napoli avaliou a Santa Casa veio ao encontro da análise feita pelo médico Intensivista e coordenador das UTIs Adulto e Coronariana, José Carlos Bonjorno Junior. "O encontrou foi produtivo, Napoli apresentou o funcionamento da Cross e esclareceu pontos, que aos médicos pareciam confusos.  Ele conseguiu aproximar o Cross à nossa realidade, tornando mais efetivo o trabalho da regulação e da assistência à Saúde prestada pelo hospital".

Na oportunidade, Napoli revelou uma nova estrutura do Cross. O projeto piloto que será implantado na Direção Regional de Saúde, que engloba São Carlos e Araraquara, visa um gerenciamento regionalizado. Os hospitais classificados pelo Estado como estruturante, na qual a Santa Casa está incluída, possam regular as vagas de acordo com a especialidade clínicas credenciadas. Caso não haja condição de receber o paciente, estes hospitais enviam à central estadual do Cross a demanda para que outra região receba o paciente.

A visita de Napoli contou com a presença do procurador administrativo da Santa Casa, Paulo Roberto Sobreira Beatrice e do mesário José Airton Fontes e ainda com a gerente de Enfermagem Amanda Risso.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias