sexta, 19 de abril de 2024
Economia

Geração de emprego sobe na Indústria da região e atinge melhor resultado do ano

Juntas, as 12 cidades que compõem a regional São Carlos geraram 350 postos de trabalho

20 Set 2018 - 13h10Por Redação
Geração de emprego sobe na Indústria da região e atinge melhor resultado do ano - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em São Carlos subiu no último mês, atingindo o maior resultado deste ano. Juntos, os 12 municípios que integram a região, geraram 350 postos de trabalho em agosto, o que representa uma variação de 0,98%.

O saldo é positivo tanto se comparado ao mês de julho, quando foram gerados 150 empregos, quanto se comparado ao mês de agosto do ano passado, momento em que foram abertos 250 postos de trabalho.

Para o diretor regional do Ciesp São Carlos, Emerson Chu, este é um crescimento importante, porém não revela a tendência do segundo semestre. “É claro que temos que celebrar qualquer vitória da indústria, mas uma característica forte de nossa região é a alta de empregos no início do ano, com a chegada da safra de cana-de-açúcar, e a queda ao final do ano, com a demissão dessas contratações no período de entressafra”, explicou.

O acumulado no ano foi de 2,60%, representando um aumento de aproximadamente 950 postos de trabalho. Já se considerados os últimos 12 meses, a média é de 250 postos de trabalho a mais.

INFLUÊNCIAS

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos no mês de agosto foi influenciado pelas variações positivas de produtos alimentícios (2,48%), produtos diversos (1,91%), máquinas e equipamentos (1,05%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (0,96%), setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

SOBRE O CIESP

O Ciesp reúne empresas industriais e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal. Frequentemente, promove estudos e debates sobre temas de interesse dos associados e é o responsável por levar as demandas do setor às autoridades.

A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

* Os gráficos anexos demonstram a evolução da série recente nos últimos 24 meses da Diretoria Regional - São Carlos e a comparação do mesmo mês nos anos anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias