Menu
quarta, 21 de abril de 2021
Cidade

Game desenvolvido no ICMC é selecionado pelo Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital

20 Set 2017 - 09h53
Gabriel Toschi e Denise Casatti - Gabriel Toschi e Denise Casatti -

Um dos jogos desenvolvidos por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi selecionado para ser apresentado no XVI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, o SBGames 2017, que acontecerá de 2 a 4 de novembro em Curitiba. Criado por três membros do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), o game Stack foi lançado durante a última Semana de Computação do ICMC, a Semcomp 20.

Inspirado no clássico game Tetris, o objetivo do jogo é empilhar blocos montáveis e formar linhas de peças na mesma cor. Desenvolvido pelos alunos Anayã Gimenes Ferreira, Rafael Gallo e Gil Barbosa Reis, Stack será apresentado durante o festival de jogos, na categoria jogos de estudantes. "A ideia era criar um jogo que desafiasse a visão espacial e o raciocínio lógico do jogador em vez de seus reflexos", explica Rafael Gallo, game designer e programador do jogo. Por isso, Stack possibilita uma boa visão do tabuleiro: "Assim, o jogador pode considerar muito bem suas opções e descobrir o melhor movimento a cada rodada".

Gratuito, o game está disponível gratuitamente para ser jogado em computadores e em navegadores web no link: https://fog-icmc.itch.io/stack. "É ótimo receber esse reconhecimento, mesmo tendo ainda um bom caminho pela frente. O grupo trabalhou muito para ter um jogo de alto nível de que nos orgulhássemos", conta Anayã Ferreira, game designer e artista do jogo.

Sobre o SBGames - Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o SBGames 2017 é o maior evento acadêmico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital. Anualmente, o evento recebe cerca de mil estudantes, pesquisadores, desenvolvedores e empresários do Brasil e de outros países, como Argentina, Peru, Estados Unidos, Inglaterra e outros. Neste ano, o evento acontecerá na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Além do Festival de Jogos, outras atividades fazem parte do simpósio, como exposição de artigos, pôsteres e palestras, tutoriais com especialistas, uma mostra de arte e vários workshops acadêmicos.

Este ano, houve um recorde de jogos inscritos na SBGames 2017: 274 no total. Entre os 90 jogos selecionados, 80 são digitais e 10 analógicos. Na categoria profissional, há 55 jogos, sendo 40 para PC, 13 para mobile e dois boardgames. Entre os 55, 7 jogos são em realidade virtual e seis são serious games (jogos sérios). Já na categoria jogos de estudantes, no qual está o Stack, 35 jogos foram selecionados, sendo 24 para PC, oito boardgames e três para mobile. Desses 35, dois jogos são em realidade virtual e quatro são serious games.

"A comissão está muito satisfeita com a seleção oficial. É um conjunto de jogos fantástico, de diversos gêneros, temas e públicos, que demonstram claramente o constante avanço da nossa comunidade de desenvolvedores", escreveu a comissão de seleção da SBGames na página oficial do evento no Facebook.

PALESTRA

Com a finalidade de estimular a participação dos estudantes do ICMC no mercado de games, o FoG promoverá a palestra Desenvolvimento de games para pesquisadores na próxima quarta-feira, a partir das 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Ministrada pelo mestrando Marcio Maestrelo Funes, do ICMC, a palestra apresentará a área de desenvolvimento de games para pesquisadores e estudantes que desejam analisar a experiência de usuários por meio da coleta de dados.

Marcio tem experiência na área de games e atua como docente e desenvolvedor. Também realiza pesquisas em avaliação de experiência do usuário, com interfaces baseadas em gestos, acessibilidade e web. O evento é aberto, gratuito e não necessita de inscrição prévia. Além disso, será transmitido ao vivo (e ficará disponível posteriormente) no canal do FoG no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbpQf6ks8uAGblsR1W0eFuQ.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias