sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Fundação Pró-memória está com inscrições abertas para oficinas e minicursos

11 Set 2012 - 17h23
0 - 0 -

A Fundação Pró-Memória está com 416 vagas abertas para 11 oficinas e atividades patrimoniais diversas, sendo oferecidas em São Carlos e Santa Eudóxia. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 14 de setembro.

As oficinas oferecidas são: palhaços e acrobacias de circo, origami, organização de fotografias pessoais, marchetaria, catira, viola, reinventando brinquedos tradicionais e São Carlos de todos nós, além dos minicursos de história e imigração, Euclides da Cunha, iniciação à restauração e de desenho e pintura.

Os cursos são oferecidos todos os semestres pela Fundação Pró-Memória de São Carlos e pelo Museu de Pedra Tinho Tolentino, no Distrito de Santa Eudóxia.

O objetivo das oficinas é ampliar o repertório de conhecimento da população sobre o patrimônio cultural da cidade, incentivando a sua valorização e contribuindo para a sua preservação.

A oficina de palhaços e acrobacias de circo será oferecida na Estação Cultura todas as terças-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 18 de setembro. No Museu de Pedra Tinho Leopoldino (Santa Eudóxia) a oficina será realizada todas as quintas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 20 de setembro. Esta oficina tem por objetivo despertar o palhaço que existe dentro de cada um através de diversas técnicas usadas em circo. Além disso, pretende desenvolver habilidades como a expressão oral, coordenação motora, a imaginação e a criatividade ampliando o vocabulário e favorecendo o contato com a expressão artística. A oficina de Origami será todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, com início no dia 17 se setembro na Estação Cultura. Em Santa Eudóxia será todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, a partir do dia 19 de setembro.  Nesta oficina os alunos criarão seus origamis em um formato para serem comercializados como bijuterias e objetos de decoração.

Já a oficina de organização de fotografias pessoais vai ter 6 turmas no total, sendo 3 em São Carlos e 3 em Santa Eudóxia. Na Estação Cultura a turma 1 terá aulas todas às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, começando no dia 26 de setembro. Para a turma 2 as aulas começam dia 31 de outubro. Para a turma 3 as aulas começam no dia 28 de novembro. No Museu de Pedra Tinho Leopoldino para a turma 1 as aulas começam no dia 3 de outubro, para turma 2 no dia 21 de novembro e para a turma 3 no dia 5 de dezembro.
Durante a oficina o aluno aprenderá como manusear as fotografias em papel, confecção de invólucro de proteção e dicas de como guardar e encontrar facilmente as suas fotos. A oficina de Marchetaria, a arte de ornamentar superfícies, por meio da aplicação de lâminas de madeira utilizando como suporte objetos de madeira, começa dia 21 de setembro, das 8h30 às 11h30, na Estação Cultura, e no Museu de Pedra Tinho Leopoldino, das 13h30 às 16h30. A oficina de catira, que tem como objetivo manter viva algumas tradições do folclore brasileiro, também começa no dia 21 de setembro no Museu Tinho Leopoldino das 17h às 19h. A oficina de Viola começa dia 22 de setembro, também no Museu, das 14h às 16h.

Na oficina de iniciação à restauração serão abordados alguns conceitos básicos da conservação e restauração de obras de arte, bem como, as principais técnicas e métodos de restauro atuais. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer e discutir temas relativos à preservação do patrimônio, contribuindo para ampliar seu repertório cultural. Na Estação Cultura será realizada todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 1º de outubro. Em Santa Eudóxia será ministrada a partir de 1º de novembro com aulas todas as quintas-feiras, das 10h às 12h. A oficina reinventando brinquedos tradicionais já começou, porém ainda existem algumas vagas. As aulas acontecem todas as terças-feiras, das 10h às 12h, e quintas-feiras das15h às 17h. A oficina propõe a visitação temática de antigos brinquedos tradicionais que eram feitos em madeira, revivendo desde a história do próprio brinquedo até as técnicas construtivas empregadas em sua fabricação, nos vários sistemas tradicionais de junções e encaixes entre peças.

Já a oficina de criação literária começa dia 17 de setembro na Estação Cultura. Pautados nos conhecimentos prévios dos alunos serão estudados os gêneros textuais, privilegiando o conto, a crônica e o poema. Os participantes serão estimulados a criar dentro do seu gênero preferido, trabalhando a reescrita, a narrativa e a descrição. Outra oficina que será oferecida é de desenho e pintura. Voltada para iniciantes será dividida em 3 módulos: Linha: composição, proporção, espaço, negativo humana, perspectiva, ponto de fuga, linhas de eixo. Tons: planos tonais, volumes, contrastes, organização, equilíbrio e composição.  Cor: teoria das cores, luz refletida e hora da luz. As aulas começam na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, das 10h às 12h.

Minicursos - O minicurso "São Carlos de todos nós", com 4 horas aula, vai ter 3 turmas na Estação Cultura. Para a turma 1 as aulas começam dia 27 de setembro, turma 2, dia 26 de outubro e turma 3 no dia 22 de novembro. O minicurso, formatado para professores, tem por objetivo explorar os principais pontos do patrimônio cultural local e apresentar estratégias para otimizar seu aproveitamento em sala de aula, utilizando métodos da educação patrimonial e o minicurso de história e imigração vai oferecer 2 turmas também na Estação Cultura, sendo que para a turma 1 as aulas começam dia 2 de outubro e para a turma 2, dia 6 de novembro. Este minicurso pretende abordar a contribuição de diferentes populações imigrantes para a história de São Carlos, através de diferentes trabalhos desenvolvidas pelos pesquisadores da Fundação Pró-Memória.

As matrículas devem ser feitas na Fundação Pró-Memória de São Carlos, localizada na Praça Antônio Prado, s/nº, na Estação Cultura, ou no Museu Tinho Leopoldino, no distrito de Santa Eudóxia. Outras informações podem ser obtidas ou pelo telefone (16) 3373-2700.

Leia Também

Últimas Notícias