quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Funcionários da TAM conhecem campanha “Motociclista Valorize a Vida”

25 Nov 2011 - 14h57
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba, o secretário municipal de Transporte e Trânsito Nilson Carneiro, a primeira-dama Cidinha Duarte e o tenente-coronel Jackson Justus, comandante do 38 º Batalhão da Policia Militar estiveram no Centro de Manutenção da TAM, em São Carlos, para dar orientações aos funcionários sobre a 2ª etapa da campanha "Motociclista Valorize a Vida", desenvolvida pela Prefeitura em parceria com a Policia Miliar, a empresa Novamoto e outros apoiadores.

A proposta é reduzir o número de acidentes de trânsito em especial nas ocorrências que envolvem motociclistas.

Dados da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito apontam que no primeiro semestre houve intervenções nas empresas: Tecumseh I e II, Eletrolux, Faber I e II, Tapetes, Santa Casa, Beatniks, além de 16 blitz educativas em diversas regiões da cidade, além de do Moto Passeio, com aproximadamente 700 participantes.

Na 2ª etapa, já foram realizadas 6 blitz com tenda de inspeção da empresa Novamoto, apoio da Polícia Militar, 2 cursos de pilotagem segura em parceria também com a Novamoto, com participação de 30 pessoas cada um.

A campanha que segue com novas intervenções até o final deste ano, realiza blitz educativas por várias ruas e avenidas da cidade e visitas de orientação a escolas e empresas com apoio da Polícia Militar e Agentes de Trânsito.

A abordagem não tem caráter punitivo ou de fiscalização. Na ação os motociclistas são orientados sobre como praticar a direção defensiva, respeitar as leis de trânsito e a motocicleta passa por uma inspeção mecânica, realizada por profissionais da Novamoto, além de ganhar uma antena de proteção contra acidentes com linha de cerol.

O prefeito Oswaldo Barba ressaltou a importância do apoio dos funcionários para que a cidade possa reduzir acidentes. "Peço a colaboração e conscientização de todos para respeitar as leis de trânsito, praticar a direção defensiva para que possamos salvar vidas", disse o prefeito.

Barba anunciou também que além da campanha a Prefeitura pretende recapear 900 quarteirões na cidade e reforçar a sinalização. "Vamos fazer aquilo que é obrigação do município, recuperar o pavimento que está deteriorado. Vamos investir R$ 25 milhões em obras de recapeamento já a partir de 2012 (a contratação está em fase de licitação) para que os motoristas, motociclistas e pedestres aumentem a segurança ao trafegar pelas ruas e possamos reduzir os acidentes que quando não deixam sequelas graves, tira a vida de um ente querido", concluiu.

O secretário municipal  de Transporte e Trânsito Nilson Carneiro lembrou que a campanha já vem apresentando bons resultados. Um comparativo 2010/2011 no período de maio a outubro mostra que o número de acidentes envolvendo colisão de moto, queda, atropelamento teve  redução de 481 para 467 ocorrências. "Para isso estamos intensificando as ações da campanha para que possamos reduzir ainda mais, tornar o trânsito seguro e democrático e principalmente salvar vidas", disse Carneiro.

Dados: O mercado de vendas de motocicletas está em expansão no Brasil em função do aumento considerável do número de concessionárias, da facilidade de pagamento, financiamento e da redução do imposto sobre produtos industrializados.

O número de motocicletas no trânsito de São Carlos exemplifica a expansão desse segmento, que segundo dados do DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, até o mês de abril de 2011, havia 24.779 motocicletas circulando no trânsito de São Carlos, uma crescente de 7,8% se comparado ao ano anterior, que totalizava 22.978 motocicletas. Dados do Denatran de outubro apontam o registro de 136.158 veículos em São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias