sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Funcionários da Santa Casa participam de treinamento para aperfeiçoar gestão

25 Jan 2018 - 13h17Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Os gestores da Santa Casa participaram na tarde dessa quarta-feira, 24 do workshop no qual foi transmitido conceitos, ferramentas e práticas na perspectiva de melhorias da gestão do hospital. O projeto vai além, incentiva as lideranças de áreas a aplicar desses conceitos no cotidiano do trabalho.

No primeiro momento os gestores fizeram o levantamento e a definição dos objetivos respectivo a cada setor. Posteriormente, o alinhamento dessas propostas ao projeto estratégico da direção da Santa Casa.

Na sequência o grupo elegeu tema mais relevante, do ponto de vista dos pacientes, dos colaboradores e também do hospital, a ser trabalhado pelo setor, nos próximos três meses. Ao final, serão apresentadas as soluções e inovações criadas nesse processo por cada gestor.

No treinamento, esse tema foi chamado de OKR que em inglês significa Objectives and Key Results. Na prática resume-se: Objetivos e Resultados-Chave. Em outras palavras, um objetivo é ajudar a responder à pergunta: aonde eu quero chegar? Um resultado-chave ajudar a responder outra questão: como eu vou saber se estou chegando lá?

De acordo com o consultor e sócio fundador da Trustin, Pedro Paro a proposta do treinamento é oferecer ferramentas para promover o alinhamento da equipe de gestão da Santa Casa, alinhando o objetivo de cada gestor ao propósito da Santa Casa. "A intenção é que todos passem a remar juntos, no mesmo ritmo, força e frequência, e tendo como meta o crescimento e melhoria dos serviços prestados pela Santa Casa".

De forma lúdica, o consultor explicou que no workshop os gestores vão treinar e encontrar maneiras para, de maneira simples, transparente e colaborativa, montar um único time para "disputar" a final de uma Copa do Mundo. "E esse time precisa estar bastante alinhado e engajado".

O treinamento iniciou este ano e tem no cronograma inúmeras ações que serão realizadas no decorrer de 2018. "De acordo com a evolução dos projetos, novas etapas serão oferecidas e novos objetivos traçados, já que a área da Saúde é dinâmica e necessita de inovações contínuas", ressaltou o diretor superintendente, Daniel Bonini.

Pedro Paro ressaltou a importância da vivência dos colaboradores da Santa Casa na criação de métodos de gerenciamento. "No cotidiano do trabalho, é comum as pessoas encontrarem barreiras na tentativa de solucionar os problemas. Com esse treinamento, a ideia é trazer novos métodos e ferramentas para que os gestores consigam desvencilhar dos empecilhos e encontrar, de maneiras prática e consensual, soluções inovadoras".

O consultor afirmou que é um erro acreditar que exista uma fórmula pronta para cada problema, os desafios são diários e para superar necessita-se de um leque de ferramentas de gestão adequadas para ajudar a Santa Casa a evoluir.

Com esta iniciativa, o grupo de gestores terá a oportunidade de aplicar na prática as ferramentas e técnicas de sucesso usadas em outras instituições e através desse programa, será possível encontrar as soluções adequadas para o gerenciamento dos setores da Santa Casa.

Leia Também

Últimas Notícias