quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Funcionária da Fesc transforma reciclável em peças decorativas

02 Out 2013 - 20h24
0 - 0 -

Um bonito gesto de preservação ambiental partiu de uma funcionária da Fundação Educacional São Carlos (FESC). A bibliotecária, formada em artes, Julia Martins, em suas horas de folga resolveu transformar copos descartáveis usados, em belas peças decorativas.

A ideia surgiu há pouco mais de um mês. O trabalho de Julia encantou funcionários e visitantes da fundação. Agora, as peças criadas farão parte da decoração natalina da FESC, e ficarão expostas ao público no final de novembro.

Tímida, a artista diz que sua iniciativa contribui para que as pessoas tenham a consciência de como é importante reciclar. “Transformando esses copos descartáveis em algo útil, ajudamos a preservar o meio ambiente. O processo é simples, porém, demanda dedicação. Os copos utilizados nas peças são lavados, um a um, antes de serem reaproveitados”, explicou.

Segundo o diretor presidente da Fesc, Edison Bello Bello, as pessoas não tem o hábito de separar o lixo reciclável e salientou a necessidade de atenção para o excesso de lixo gerado no mundo.“Essas peças estão sendo criadas com copos de usuários da Fesc (copos de água e café), ou seja, é só uma parte. Imagine em outros setores, imagine no mundo. O legal é criar essa consciência de reutilizar e ver algo tão simples se transformar em algo tão bonito”, disse.

“Vamos criar uma casinha natalina de garrafa PET, em um tamanho onde crianças possam entrar. Estou finalizando também um anjo de 1,5m e pretendo criar outros dois. Todos os bonecos terão luzes internas e ficará uma linda decoração natalina reciclável”, completou Julia.

Bello completou. “A ideia é fazer um Natal reciclável, por enquanto estamos usando apenas os copos, mas nada impede de reutilizarmos outros materiais como o papel, por exemplo. Essas peças iluminadas à noite ficarão lindas. Estamos trabalhando de forma artesanal, e pretendemos expor ao público no final de novembro”, finalizou.

Para cada boneco são utilizados aproximadamente 250 unidades de copos de água e retalhos recebidos em doação.

 

Leia Também

Últimas Notícias