terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Fotos e ilustração digital em exposição na Biblioteca da EESC

03 Ago 2012 - 16h19
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe até o dia 31 de agosto as exposições "Contornos", de Izis Cavalcanti, e "Retrato", de Mariana Ignatios. 

Na primeira delas, o visitante vai encontrar uma serie de ilustrações digitais, com forte influência de histórias em quadrinhos e da Pop Art. A série busca ressaltar a sensualidade por meio de uma linguagem cromática que combina forte contraste e cores saturadas. 

Izis é uma jovem artista visual, que trabalha com design gráfico e fotografia. Já teve trabalhos selecionados no Salão de Artes de Rio Claro, em 2011, e no Território da Arte, em 2012.

A série Contornos começou em 2007, com seleção da obra "Sakura", no Território da Arte 2008, em Araraquara, e do autorretrato "Izis", na premiação "Jovens Profissionais 2009", em São Paulo. A série foi selecionada no 7º Chamamento Janelas pra a Arte, em 2011, promovida pela Prefeitura Municipal de São Carlos.

Já a exposição "Retrato" traz uma amostra de mais de uma década do trabalho da jornalista e fotógrafa Maria Ignatios. Através de cada painel é possível conhecer um pouquinho de algumas das pessoas que ela encontrou nesta caminhada. Ela é formada em jornalismo pela PUC-Campinas; fez alguns cursos de fotografia em Turim (Itália), Londres (Inglaterra) e em São Paulo (SP). Trabalhou como repórter de texto e fotografia para jornais e revistas como o antigo Tribuna, em São Carlos, a Folha de São Paulo, em Campinas, e a revista Pesquisa Mais. Também trabalhou como freelancer para a Folha de São Paulo, em São Paulo, o Estado de São Paulo, o Valor Econômico e a Revista Contigo. Participou do projeto etnofotográfico História dos Bairros, promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos em 2003, que se tornou exposição nos Centros Comunitários da cidade. Participou também de algumas exposições individuais e coletivas em São Carlos no Centro Cultural da USP, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, Biblioteca da UFSCar, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, BarBoza, Casa do Café, Shopping Iguatemi (pelo Projeto Contribuintes da Cultura) e Livraria Nobel. Em Turim, na Itália, apresentou em 2006 a exposição "Saudade do Brasil" no Diwan Café Literário e no Ritual Café.

Em 2004, ficou em segundo lugar na categoria P/B no Concurso Nacional de Fotografia organizado pela Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, em São Carlos. E, em 2011, recebeu menção honrosa no 8º Salão Nacional de Fotografia "Pérsio Galembeck", de Araras. Hoje trabalha como fotógrafa freelancer de eventos esportivos, corporativo, viagens e social e também como jornalista da Universidade Federal de São Carlos.

Os visitantes poderão conferir os trabalhos de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. A entrada é gratuita. A Biblioteca da EESC fica no câmpus 1 da USP,  Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Leia Também

Últimas Notícias