sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Fotógrafo Haroldo Palo Júnior morre aos 64 anos em São Carlos

27 Nov 2017 - 09h34Por Abner Amiel/Folha São Carlos e Região
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O conhecido fotógrafo naturalista Haroldo Palo Junior morreu aos 64 anos em São Carlos neste sábado, 25. De acordo com a família, ele sofreu um infarto na noite de sábado. Corpo foi velado neste domingo, 26, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo. Haroldo será cremado nesta segunda-feira, 27, em Ribeirão Preto.

O fotógrafo estava radicado em São Carlos, mas era natural de Lins (SP). No universo da fotografia ele era muito conhecido e respeitado, uma vez que tinha um acervo de mais de 281 mil fotografias.

Haroldo chegou a ser socorrido pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu. Sua morte foi confirmada no Facebook oficial na manhã deste domingo.

O fotógrafo deixou a esposa grávida de 5 meses e três filhos.

HISTÓRIA

Formado em engenharia eletrônica e computação pela EESC-USP, a partir de 1979 passou a se dedicar exclusivamente à fotografia de natureza. Tem um acervo com 281 mil fotografias. Tambem participou de oito expedições à Antártida, entre 1984 e 1995.

Seu trabalho é utilizado por instituições mundiais de preservação ambiental como: WWF, The Nature Conservancy, Conservation International, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e SOS Mata Atlântica, entre outras.

Chefiou uma das equipes na expedição que Jacques Cousteau realizou no Brasil nos anos 80. Nos anos 90, foi exibido no National Geographic Channel um documentário sobre ele, intitulado Brave Brazilian. Um de seus trabalhos de maior destaque foi a produção da parte brasileira do documentário Planeta Terra para a BBC, que no Brasil foi veiculado pelo canal a cabo Discovery Channel.

Lançou em dezembro de 2010 pela editora Vento Verde "O Guia de Identificação das Aves do Brasil" obra de autoria do ornitólogo Rolf Grantsau da qual participou como editor. Esta obra possui o mérito de ser o mais completo guia de aves já produzido sobre as aves brasileiras. (Fonte: Wikipedia)

Leia Também

Últimas Notícias