Menu
domingo, 17 de janeiro de 2021
Cidade

Fórum discute desafios da Educação Infantil

Deputado federal Newton Lima e prefeito Oswaldo Barba prestigiaram evento realizado em São Carlos

26 Set 2011 - 16h22

Refletir sobre os novos desafios da Educação Infantil na construção do Plano Municipal de Educação (PME). Com esse objetivo, a Prefeitura de São Carlos promoveu na manhã do último sábado (24) o 3º Fórum Intermunicipal de Educação Infantil, realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e EPTV. O evento, que ocorreu no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no campus da Universidade, contou com a presença de educadores de diversas cidades do Estado e autoridades, entre elas o prefeito municipal Oswaldo Barba, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) e a secretária municipal de Educação, Lourdes de Souza Moraes.

Membro da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE), o deputado detalhou aos participantes sobre o atual andamento do projeto no Congresso Nacional. Newton Lima destacou a emenda que propôs à meta 17 do PNE, em que pede a equiparação (ao invés da aproximação) do salário dos professores ao dos profissionais de outras áreas com o mesmo grau de escolaridade.

"Se não dermos dignidade, melhores salários e um plano de carreira adequado aos nossos professores, o Brasil ficará para trás e não se tornará a 5ª potência mundial. Temos que tratar a carreira do professor como carreira de Estado", defendeu o Newton Lima, acrescentando a necessidade de investimentos na Educação que correspondam a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O prefeito Oswaldo Barba também enfatizou o investimento em Educação como principal fator para o desenvolvimento do País. Ao mencionar que São Carlos destina 33% de seu orçamento à Educação, o prefeito falou sobre os avanços do município nesta área. "Já atingimos mais da metade das metas do PNE. Quando abraçamos uma causa e a colocamos como prioridade, temos que cobrar o comprometimento de nossos dirigentes. Isso tem sido feito em São Carlos e os resultados são muito positivos. Tenho certeza que em dez anos teremos um novo panorama educacional no País", concluiu Barba.

Após a abertura do Fórum pelas autoridades, o evento continuou com palestras do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília, Suelly Amaral Mello. O encontrou também contou com a realização de grupos de trabalho, plenária e entrega de certificados.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias