quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Fórum de Saúde Mental de São Carlos realiza primeira reunião de 2018

19 Fev 2018 - 09h28Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

No próximo dia 22 de fevereiro, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental de São Carlos promove a primeira reunião de 2018. A iniciativa é aberta a todos os interessados e envolvidos com a área de saúde mental no Município. O encontro é gratuito e tem início às 14 horas, no Campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O Fórum é formado por usuários, familiares e trabalhadores do serviços de saúde mental de São Carlos, além de estudantes e professores. Seu objetivo é promover o debate aberto sobre o cuidado em saúde mental digno, adequado e alinhado com as políticas públicas. Além disso, o Fórum é um espaço de participação social e democrático em que as pessoas podem expor suas questões e pensar em ações possíveis. "É um espaço ético e político de participação social, onde usuários, familiares, gestores e trabalhadores possam se manifestar a respeito do que há e o que desejam para a saúde mental em São Carlos", destaca Alana Fornereto Gozzi, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, que integra a iniciativa.

O Fórum atual se reúne desde 2015 com a participação de representantes dos diferentes serviços de saúde mental do Município, Universidade, Defensoria Pública, familiares e usuários da rede de apoio. Entre as ações já realizadas, Gozzi cita as atividades em datas comemorativas, como o Dia da Luta Antimanicomial, para sensibilização da população em geral a respeito da temática; e eventos para debate e aprofundamento teórico sobre Saúde Mental. Além disso, o Fórum fez levantamentos de serviços e ações municipais, como em saúde mental infantojuvenil, para evidenciar lacunas assistenciais, e realizou Audiência Pública na Câmara Municipal de São Carlos para discussão, junto aos vereadores, sobre as necessidades da área.

Os encontros do Fórum são mensais e a agenda para este ano será definida na primeira reunião, no dia 22 de fevereiro, que será realizada das 14 às 17 horas, no Auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos. A atividade é gratuita e não precisa de inscrição. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail fismsc@yahoo.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias