quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Final de semana tem nova etapa do mutirão de catarata

12 Fev 2014 - 20h22
0 - 0 -

A prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Saúde em convênio com a Santa Casa de Misericórdia, realiza neste sábado e domingo, 15 e 16 de fevereiro, mais uma etapa do mutirão da catarata. Lançado no início a Administração Paulo Altomani, em 2013, o mutirão realizou 2.444 cirurgias, transformando São Carlos como referência neste tipo de procedimento.

 Neste ano a intensidade do trabalho permanece como no ano passado e reflete o sucesso das cirurgias eletivas no município. O trabalho implantado pelo prefeito Paulo Altomani, chamou a atenção da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, que deliberou através do SUS, uma verba de 800 mil reais de ajuda de custo para a realização de 1.027 novas cirurgias eletivas de especialidade a ser definida pelo município.

 Satisfeito com o número de cirurgias realizadas na cidade, Altomani citou o esforço na melhoria da saúde de São Carlos. “Implantamos um projeto de mutirão de cirurgias ousado e estamos recebendo o reconhecimento da população e dos governantes, que acreditaram em nossa proposta. Vamos continuar buscando recursos junto aos governos do Estado e Federal, para dar continuidade nos mutirões e cirurgias eletivas. Investindo ainda mais em saúde, estaremos proporcionando qualidade de vida e dias melhores para a nossa comunidade”, disse o prefeito.

 Nos dois dias de mutirão, uma equipe médica altamente especializada, vão realizar cerca de 220 procedimentos cirúrgicos de catarata em pacientes de São Carlos e também da região. No primeiro mutirão do ano, realizado em janeiro, 220 pessoas também foram operadas. O objetivo dos mutirões permanece o mesmo, ou seja, diminuir a fila de espera de consultas e cirurgias. Nos casos de catarata a fila reduziu bruscamente, a cidade e região possuem hoje, cerca de mil pacientes na fila de espera.

 Um dos coordenadores do ambulatório, doutor Celso Davi Lopes, garante que a intensidade do trabalho neste ano é ainda maior que do ano passado. “Já podemos dizer sem medo de errar, que somos referência pelos números obtidos. Isso é um feito do grande desempenho das cirurgias eletivas propostas pelo município de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Saúde, por determinação de prefeito Paulo Altomani. É uma grande oportunidade para pessoas com baixa visão, que há anos esperam para recuperar a visão por completo.”

 Para realizar o exame e cirurgia, é necessário que o paciente procure uma unidade de saúde para agendar a consulta.

Leia Também

Últimas Notícias