sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Filhote de anta nasce no Parque Ecológico

26 Ago 2019 - 18h54
Filhote de anta nasce no Parque Ecológico -

Quem foi visitar o Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” no último domingo (25/8), acabou presenciando a chegada de mais um morador: um filhote de anta brasileira (Tapirus terrestris) que nasceu sobre o olhar de muitos frequentadores do Parque.

Hoje o Parque Ecológico abriga três animais da espécie, contando com o novo filhote, porém já nasceram 12 animais da espécie em São Carlos, entre elas as antas Anita, Clotide e Everaldo já transferidos para outros zoológicos. O nome do novo filhote será escolhido por meio de votação que será realizado via redes sociais.

O Parque Ecológico de São Carlos vem reproduzindo com sucesso esta espécie que é considerada o maior mamífero brasileiro. Sua gestação é muito longa, mais de um ano, o que também dificulta o aumento de sua população na natureza. O filhote nasce com aproximadamente 6 Kg, todo listradinho parecendo uma melancia marrom e branca e mama durante 6 meses. Na idade adulta pode pesar até 250 Kg com mais de 2 metros de cumprimento e mais de 1 de altura.

No mundo todo existem 4 espécies de antas: uma na Ásia (Tapirus indicus), uma nos Andes (Tapirus pinchaque), uma na América Central (Tapirus bairdii) e uma na América do Sul (Tapirus terrestris), no Brasil encontramos o maior número de antas no que ainda resta da Floresta Amazônica e do Pantanal, e em menor número na Mata Atlântica e no Cerrado. Diversos exemplares já saíram do Parque Ecológico de São Carlos para pareamento reprodutivo em outros Zoológicos Brasileiros como São José do Rio Preto/SP, Leme/SP, Itatiba/SP, Ribeirão Preto/SP, Salvador/BA, Sapucaia do Sul/RS, Balneário Camburiú/SC, entre outros.

A comida preferida das antas são frutos como jatobá, goiaba, jenipapo, pequi, marolo, cumbaru, figo, adorando principalmente os coquinhos de jerivá, acuri e buriti.

“Essa preferência por frutos faz da anta uma excelente semeadora, sendo chamada de “a jardineira da floresta”, é um animal muito importante para a renovação natural das florestas onde ela vive. O Parque está cumprindo um papel fundamental na conservação, não só com o nascimento em cativeiro, mas também com a devolução de animais dessa espécie para a natureza”, explica Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.brou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

Leia Também

Últimas Notícias