sexta, 19 de abril de 2024
Debate

Filha de Luiz Carlos Prestes profere palestra e inaugura mostra na UFSCar

30 Ago 2018 - 14h25Por Redação
Filha de Luiz Carlos Prestes profere palestra e inaugura mostra na UFSCar -

No dia 24 de setembro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá Anita Leocádia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes - militar e político brasileiro que comandou a revolucionária marcha Coluna Prestes entre os anos de 1925 e 1927 - e de Olga Benário Prestes, para a inauguração de uma linha do tempo retratando a trajetória do político e para a abertura da exposição "Linha do tempo de Luiz Carlos Prestes... Fragmentos", com objetos inéditos que pertenceram a ele. Os itens expostos são presentes recebidos por Prestes de familiares e amigos, em diversas épocas de sua vida. Já a linha do tempo destaca momentos marcantes da carreira do político. O evento tem início às 10 horas, nas dependências da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A mostra estará disponível para visitação até 19 de outubro, no saguão da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.

Também no dia 24, a partir das 14 horas, Anita Prestes vai proferir a palestra "Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988". O intuito é debater a Constituição, que comemora 30 anos em 2018. A atividade também terá apresentação do professor Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que abordará o tema "A relevância histórica de Luiz Carlos Prestes e seu legado político para as novas gerações". As palestras terão transmissão online, com acesso por neste endereço: http://webconferencia.sead.ufscar.br/ufscar.

Em seguida, às 16 horas, acontece o lançamento de dois livros: "Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro" e "Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo", ambos de autoria de Anita Prestes, que estará disponível para autógrafos. Haverá venda antecipada das obras na Livraria da EdUFSCar e durante o evento. As palestras e o lançamento serão no Teatro Florestan Fernandes,  na área Norte do Campus. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e aberta ao público.

A iniciativa é uma realização do Departamento de Ação Cultural (DeAC) em parceria com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE), ambos da BCo, vinculada ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar.

DOAÇÃO DO ACERVO DE PRESTES À UFSCAR

A exposição "Linha do tempo de Luiz Carlos Prestes... Fragmentos" e a linha do tempo que serão inauguradas são compostas por parte do material do acervo do político doado para a UFSCar. No último mês de abril, chegaram à Universidade mais de 360 pacotes, com livros, documentos, correspondências, fotos, quadros, medalhas e outros objetos pessoais do militar. A intenção da BCo é montar um minimuseu com todas peças e disponibilizar os livros pertencentes a Prestes para a comunidade em geral. Detalhes sobre a doação do acervo estão em http://bit.ly/2PLGiHy.

SOBRE ANITA PRESTES

Anita Leocádia Prestes nasceu em 1936, na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista. É filha do militar e político brasileiro, Luiz Carlos Prestes, e Olga Benário Prestes, alemã. Afastada da mãe aos 14 meses de idade, antes de vir para o Brasil, em outubro de 1945, viveu exilada na França e no México com a avó paterna, Leocádia Prestes, e a tia Lygia. Autora de vários livros sobre a atuação política de Prestes e a história do comunismo no Brasil, é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) e Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

Leia Também

Últimas Notícias