quinta, 28 de março de 2024
Levantamento

FGV faz entrevistas com formadores de opinião para o Plano de Mobilidade Urbana

Meta é garantir a participação social do município na construção de uma visão de futuro para São Carlos

24 Mai 2022 - 15h32Por Redação
FGV faz entrevistas com formadores de opinião para o Plano de Mobilidade Urbana - Crédito: Arquivo/São Carlos Agora Crédito: Arquivo/São Carlos Agora

A equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos, realizou entrevistas com formadores de opinião sobre mobilidade.

O objetivo dessa etapa é garantir a participação social dos principais formadores de opinião do município na construção de uma visão de futuro para São Carlos e no levantamento de informações sobre mobilidade urbana.

O coordenador de projetos da FGV, Manoel Reis, explica que é através das entrevistas com múltiplas leituras e perspectivas é que será construída a visão da cidade, que deverá sintetizar o futuro desejado pela população, e será resultado de um consenso.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, os formadores de opinião foram identificados considerando visões políticas, econômicas e sociais. “Os resultados das entrevistas servirão de base para a elaboração dos objetivos e metas que nortearão o Plano de Mobilidade Urbana. Tendo em vista que o Plano de Mobilidade Urbana tem prazo de 15 anos, para fazermos o planejamento do futuro da cidade é necessário considerar a situação atual, onde se deseja chegar, as tendências futuras que tenham impacto na cidade e na mobilidade e o que é necessário para atingir os objetivos”, finaliza o secretário.

Confira alguns dos formadores de opinião que a Fundação Getulio Vargas já entrevistou nesta etapa do Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos: secretários de Obras Públicas; Habitação e Desenvolvimento Urbano; Transporte e Trânsito; Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Sustentável e Inovação; Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Serviços Públicos e de Saúde; presidente da Câmara Municipal; professores da UFSCar; presidentes de Comissões Legislativas de Habitação, Transportes e Meio Ambiente; Juízes; Promotores de Justiça; Polícia Militar; Guarda Municipal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil;  SAMU; Conselho de Desenvolvimento Urbano (COMDUSC); Câmara Temática de Mobilidade Urbana; Grupo de Trabalho de Planejamento de Parques Urbanos (GTPU); Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEASC), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); Ordem dos Advogados (OAB); Concessionárias de Transporte Urbano e de Rodovias; representantes de transportes por van, por aplicativos, entregadores e taxistas; representantes de setores ligados à Inovação e Tecnologia; representantes da Embrapa e de Sindicatos, entre outros.

O prazo estipulado pelo Governo Federal para finalização do Plano é abril de 2023.

Para participar da elaboração do plano basta a acessar o site: http://mobilidadeurbana.saocarlos.sp.gov.br/index.php/participe/

Leia Também

Últimas Notícias